quarta-feira, março 14

Serviço Geológico do Brasil participa do 8° Fórum Mundial da Água




O mais importante evento mundial sobre água acontece em Brasília entre os dias 18 a 23 de março. O 8° Fórum Mundial da Água é realizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água. É a primeira vez que o evento acontece no hemisfério Sul e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participa da programação do fórum com estande da Feira, onde o público poderá conhecer um pouco mais sobre o trabalho da instituição, que está lançando diversos produtos, entre eles, o Mapa Hidrogeológico da Bacia do Prata que será lançado na segunda-feira (19), na Casa Brasil, entre as 18h e 19h. Por oportuno e em colaboração com o IG/UnB, e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA se apresenta proposta de Modelo Conceitual de Compartimentação dos Aquíferos do Distrito Federal.
O tema deste ano do Fórum é Compartilhando Água, que busca contribuir para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância no cenário internacional.

CPRM no Fórum - Frederico Cláudio Peixinho, chefe do Departamento de Hidrologia, conta que a instituição terá uma participação ativa nas sessões técnicas do Fórum, que debaterão sobre questões relacionadas a soluções sustentáveis para a restauração dos ecossistemas, proteção e uso das águas subterrâneas e o impacto da mineração nos recursos hídricos.

Além disso serão promovidas, durante o evento, no estande da CPRM, mini palestras abertas ao público abordando as principais áreas de atuação. “Nós vamos apresentar a Rede Hidrometeorológica Nacional- RHN sob a perspectiva do presente e do futuro que está reservado para este importante instrumento da Política de Recursos Hídricos. Vamos abordar também uma questão emblemática, que é a seca do Nordeste. A CPRM tem um Plano de Ação Estratégico para a Convivência com a Seca”, explica.

No estande serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela CPRM no âmbito de desastres naturais, em especial, os Sistemas de Alerta Hidrológicos e Riscos Geológicos. No espaço também haverá apresentação do Laboratório de Análise de Águas Minerais.

Inovação na área de hidrologia também será abordada pela CPRM no Fórum, com palestra sobre Perspectiva Futura do Uso de Satélites na Hidrologia, Uma Nova Abordagem para Hidrologia de Solos, com o lançamento do projeto banco de dados hidrofísicos em solos brasileiros - Hybras e a Aplicação de Isótopos na Hidrologia. “Vamos destacar também a inovação da nossa rede de laboratórios que certificam as águas minerais comercializadas no país. Um espaço no estande será dedicado à articulação e cooperação internacional sobre água, apresentando e recebendo contribuições de parceiros atuais e futuros. Tudo isso vinculando ao tema compartilhando a água”, destaca Peixinho.

Lançamentos - João Alberto Diniz, chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração destaca o lançamento de Mapas Hidrogeológicos durante o Fórum, dentre eles o Mapa da Bacia do Rio do Prata, das regiões metropolitanas do Recife e Goiânia. “Vamos divulgar a metodologia de cartografia hidrogeológica desenvolvida pela CPRM e aplicada ao Mapa Hidrogeológico da Bacia do Prata. Esse produto foi elaborado em conjunto pelo Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Ele foi muito bem aceito pelos parceiros internacionais,” comenta João Diniz.

As palestras e lançamentos acontecerão no estande da CPRM e na Casa Brasil ao longo da semana de 19 a 22 de março e possuem o objetivo de compartilhar o conhecimento da instituição sobre temas relacionados com Água.


Confira a programação 

Segunda-feira dia 19/03/2018 – estande 
14 hs hs - Palestra: Água, Um Bem de Todos, Compartilhe
Frederico Cláudio Peixinho
15 hs - Palestra: O que é a Rede Hidrometeorológica Nacional: Presente e Futuro 
Ana Carolina Costi 
16 hs - Lançamento do livro: “Salve, Água “
18 às 19 hs  -Lançamento na Casa Brasil do Mapa Hidrogeológico da Bacia do Prata
_________________________________________________________
Terça-feira dia 20/03/2018 - estande 
10 hs - palestra: Como conviver com a seca no Semiárido Nordestino: Problemas e Soluções/João Diniz
15 hs – Palestra - Como entender o Mapa de Água Subterrânea 
João Alberto Diniz 
18 hs - Lançamentos dos Mapas Hidrogeológicos 
Bacia do Rio da Prata
Região Metropolitana de Goiânia
Região Metropolitana de Recife
__________________________________________________________
Quarta-feira dia 21/03/2018 - estande 
10 hs Desastres Naturais: O que fazemos? 
Parte I - Eventos Hidrológicos 
Artur José Soares Matos
Parte II – Riscos Geológicos
Maria Emília Brenny

16 hs - Hidrologia no Século XXI 
Parte I - “Perspectiva Futura do Uso de Satélites na Hidrologia”
Daniel Madeira Moreira 
Parte II - “Hidrologia de Solos, uma Nova Abordagem na Hidrologia 
Marta Vasconcelos Ottoni
Parte III - “Centro Colaborativo - Aplicação de Isótopos na Hidrologia” 
Roberto Kirchheim

________________________________________________
Quinta-feira dia 22/03/2018
10 hs - Palestra: Fonte de Águas Minerais - O que saber?
Maria Alice Ibãnez Duarte
15 hs - palestra: Cooperação Internacional sobre Água: Acesso, Preservação e Melhoria da Qualidade de Vida e Bem-Estar 
Maria Glícia da Nóbrega Coutinho 
_________________________________________________________________

Sessão Fórum 
14:30 – 16:00, 21/03/2018 – Arena 5 
“Enfrentando o Impacto da Mineração nos Recursos Hídricos” 
Coordenador: Cássio Roberto da Silva
Painelista: Alice Silva de Castilho (CPRM) - A experiência da CPRM na Recuperação de Áreas Degradadas da Bacia Carbonífera em Santa Catarina
11:00 – 12:30, 22/03/2018 – Arena 3
“Estratégias de uso e proteção das águas subterrâneas: estudos de caso regionais e desafios” 
Coordenador : Thales de Queiroz Sampaio (CPRM) – Porque a preocupação com as águas subterrâneas e gestão integrada?
Painelista: Roberto Kirchheim (CPRM) – O papel da CPRM na geração de conhecimento para a GIRH
Relatores: Paulo Afonso Romano (CPRM) e Daniele Tokunaga Genaro (CPRM)

11:00 às 12:30 - 22/03/2018 - Auditório Buriti
Sessão O desastre de Mariana – Soluções Sustentáveis para Restaurar Ecossistemas Terrestres e Fluviais. Auditório Buriti
Painelista: Alice Silva de Castilho (CPRM)- Experiência da CPRM no Monitoramento pós rompimento da barragem de rejeito

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400