quarta-feira, fevereiro 21

Serviço Geológico do Brasil realiza evento em Salvador sobre áreas com potencial de Fosfato

                                     
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou nesta terça-feira, dia 20/02, duas publicações inéditas que identificam regiões potenciais para fosfato no Brasil. As áreas pesquisadas estão localizadas na Bacia dos Parecis, sudeste de Rondônia, e Bacia Sergipe-Alagoas, nas proximidades de Aracaju.
     
 Constituintes da mesa de abertura, presidida pelo Diretor-Presidente da CPRM Esteves Colnago.


O fosfato é um insumo utilizado na indústria de fertilizantes, na qual o Brasil possui forte dependência externa, e as pesquisas realizadas pela CPRM abrem espaço para o desenvolvimento econômico do país. De acordo com o chefe do Departamento de Recursos Minerais da CPRM, Marcelo Esteves Almeida, a pesquisa na Bacia dos Parecis, que envolveu também o estudo de testemunhos de sondagem, indicou teores de fosfato que devem despertar interesse do setor mineral e do agronegócio. “Identificamos na pesquisa uma configuração geológica semelhante à Bacia do Bambuí, em Minas Gerais, atual região produtora de fosfato”, afirmou. A pesquisa na Bacia de Sergipe-Alagoas, permitiu atualização do conhecimento geológico e geoquímico de superfície, confirmando o potencial mineral da região.

Na abertura do evento, o Diretor-Presidente Esteves Pedro Colnago destacou que a publicação destes produtos reforça o papel da CPRM como indutora do conhecimento geológico e dos recursos minerais no País, estimulando a atração de investimentos, com efeito na geração de empregos, renda e desenvolvimento social. “Considerando a crescente demanda por alimentos e seu potencial na produção agrícola, o Brasil deve eleger o fosfato como insumo vital para o seu desenvolvimento. Com essa visão, a CPRM tem enfatizado esse trabalho e apresenta hoje dois produtos que podem fomentar a exploração do fosfato em duas áreas estratégicas para a agricultura no país”, afirmou.

Os produtos foram apresentados pela geóloga da CPRM Ioná de Abreu Cunha, chefe da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos, que destacou a importância da pesquisa do fosfato para o país, ressaltando que o Projeto Fosfato Brasil teve início em 2008, estando atualmente em sua terceira etapa, e tem como objetivo a ampliação das reservas brasileiras de fosfato a partir da avaliação do potencial para novos depósitos, mitigando o risco do investidor do setor mineral.

Segundo o Superintendente Regional de Salvador, José Ulisses Bandeira Pinheiro, “a equipe técnica de Salvador tem orgulho de ter participado de todas as etapas do projeto”.

O evento ocorreu no auditório da Agência Nacional de Mineração em Salvador e contou com a presença do Diretor-Presidente da CPRM, Esteves Pedro Colnago; do Diretor e Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti; o Diretor-Técnico da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Rafael Avena Neto; do geólogo Claudio Lima, representando a Agência Nacional de Mineração; do Superintendente Regional da CPRM, José Ulisses Bandeira Pinheiro; do chefe do Departamento de Recursos Minerais da CPRM, Marcelo Esteves Almeida, e da chefe do Departamento de Geologia, Lucia Travassos da Rosa Costa.

                                            Público que acompanhou o lançamento das publicações

                               Apresentação dos produtos pela geóloga da CPRM Ioná de Abreu Cunha.



Os informes estão disponíveis através dos links:




Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400