segunda-feira, fevereiro 19

Empregados da CPRM recebem treinamento de técnica 4x4, condução Off Road e direção defensiva

A Superintendência de São Paulo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou entre os dias 5 e 9 de fevereiro dois treinamentos de direção defensiva, técnica 4x4 e condução Off Road. Participaram 30 colaboradores da Gehite-SP (Hidrologia, Hidrogeologia e Gestão Territorial) e Geremi-SP.  Cada um dos treinamentos teve carga horário de 16 horas, sendo oito horas de aulas teóricas e 8 horas de atividades práticas. Uma pista na cidade de Itupeva-SP, a 75 km da capital, recebeu o treinamento prático.

Treinamento prático ocorreu em Itupeva

Em 2014 ocorreu treinamento semelhante, servindo como reciclagem para alguns, mas muitos colaboradores participaram pela primeira vez. Os treinamentos reforçaram os cuidados dos condutores na prevenção de acidentes e expuseram os recursos disponíveis nos veículos Off Road e sua utilização nas viagens de campo, com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes e proporcionar melhor utilização da frota. A formação integra as ações de implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança na CPRM.

Entre os conteúdos da aula prática: exercícios de controle de volante x slalon com barreiras (posições das mãos); condução com uso da tração 4x4 e marchas reduzidas; reconhecimento e viabilidade de abordagem segura em: inclinação lateral, erosões, rampas íngremes para subida e descida, atoleiro; exercícios de controle de frenagem x distância segura e uso dos freios ABS em terrenos regulares e irregulares.

Empregados da Gehite e Geremi participaram do treinamento

No total, 32h de curso visando prevenção de acidentes