terça-feira, fevereiro 27

CPRM e CBPM reúnem-se para discutir acordos de cooperação técnica

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) estiveram reunidos quarta-feira, dia 21/02, para discutir novos projetos a serem formalizados dentro do acordo de cooperação técnica firmado em 2017 entre as instituições. Entre os projetos a serem desenvolvidos em parceria estão: o Atlas de Rochas Ornamentais da Bahia, em elaboração pela CPRM aos moldes do Atlas de Rochas Ornamentais do Espírito Santo, o Mapa Geotectônico da Bahia, projetos na região do Lineamento Contendas-Jacobina e projetos de geoparques.

Equipe técnica da CPRM conheceu exposição comemorativa aos 45 anos da CBPM

O encontro contou com a presença do diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti; do chefe do Departamento de Recursos Minerais da CPRM, Marcelo Esteves Almeida, da chefe do Departamento de Geologia da CPRM, Lucia Travassos da Rosa Costa, do Superintendente Regional da CPRM, José Ulisses Bandeira Pinheiro; do gerente de Geologia e Recursos Minerais da CPRM de Salvador, Valter Rodrigues Santos Sobrinho e do geólogo da CPRM Edgar Iza.

Representando a CBPM, participaram da reunião o diretor técnico e presidente em exercício, Rafael Avena Neto, gerente de Empreendimentos Minerais e Gestão Ambiental da CBPM, Adalberto Ribeiro; o assessor técnico da CBPM, Johildo Barbosa, além da coordenadora de Mineração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ana Cristina Magalhães.

Foram debatidos os projetos Contendas-Mirante (CBPM) e Contendas-Macajuba (CPRM), que buscam a integração geológica, geofísica e geoquímica da região com o objetivo de identificar novos depósitos minerais. A inserção dos geoparques de Itatim, Iraquara e São Desidério no Volume II da publicação Geoparques do Brasil, em fase de elaboração pela CPRM, também foi tema de análise. Já para a primeira fase da elaboração do Atlas de Rochas Ornamentais, a CPRM solicitou acesso ao banco de dados da CBPM e da SDE.
De acordo com o diretor Rafael Avena, "o encontro foi muito importante porque mantém e amplia os acordos existentes com a CPRM com o objetivo de promover trabalho conjunto eficiente, de troca de experiências e de apoios mútuos", destacou. Mencionou como exemplo o Levantamento Aerogeofísico Campo Alegre de Lourdes-Mortugaba realizado em convênio entre CBPM e CPRM.


O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições, potencializando a pesquisa e o conhecimento geológico da Bahia. “É muito importante essa atuação em parceria com a CBPM por meio desses acordos de cooperação técnica, que permitem unir esforços para aprofundar os estudos de geologia, contribuindo com a missão do Serviço Geológico do Brasil de gerar conhecimento geocientífico de excelência para o desenvolvimento do país”, destacou. 

Diretor técnico da CBPM Rafael Avena (E) e o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti (D)

Reunião entre representantes da CPRM e CBPM