sexta-feira, janeiro 12

Serviço Geológico do Brasil divulga boletim extraordinário do monitoramento da bacia do Rio Acre

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou na tarde desta quarta-feira, dia 11/01, boletim extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Acre (SAH Rio Acre). Os dados de monitoramento e de previsão, com base nas informações atualizadas fornecidas pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM, indicam que neste momento a situação do rio Acre exige atenção. Na Capital, Rio Branco, o rio Acre superou a cota de atenção e a previsão é que continue subindo nas próximas horas. O rio está mais de 3,5 metros acima do nível normal. Para as próximas horas subirá mais 30 cm. O nível do rio Acre também está bastante elevado nas cidades de Xapuri e Brasiléia.

Dados por satélite do Centro de Previsão Climática (CPC) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) indicam ocorrência de chuvas

De acordo com o engenheiro Hidrólogo da CPRM Franco Turco Buffon, engenheiro de plantão pelo SAH Rio Acre, o que é preocupante é que além dos níveis do rio estarem elevados, há previsão de chuvas intensas para a região nos próximos dias. "Se essas chuvas acontecerem em um curto espaço de tempo o rio tem grande probabilidade de provocar inundação", projeta. 

Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (SEMA-AC).

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400