quinta-feira, janeiro 11

Museu de Ciências da Terra completa 111 anos

Fachada do McTer 
O Museu de Ciências da Terra (MCTer), no dia de ontem (10/01),  fez mais um aniversário, completando 111 anos de existência.

Ele foi criado pelo Decreto 6.323, de 10 de janeiro de 1907, mas somente em 24 de novembro de 1992, através da Portaria 639 do Ministro de Minas e Energia, o museu passa a denominar-se Museu de Ciências da Terra.

Nas instruções para os trabalhos do serviço recém-criado lê-se: “Manter um laboratório e museu de geologia e mineralogia e colecionar, classificar e coordenar, para exposição no país e nos principais centros estrangeiros, as amostras necessárias, acompanhadas de informações apropriadas, de modo a proporcionar aos interessados o conhecimento, o mais completo possível, da geologia, mineralogia e recursos minerais do Brasil; e efetuar investigações químicas, paleontológicas e outras tendentes à consecução dos fins principais do serviço”.

Esse aniversário será comemorado ao longo de todo o ano, onde muitas atividades serão promovidas, para presentear todos os visitantes.Com a revitalização que vem acontecendo, é possível dizer que o museu é um jovem com muita vitalidade, projetos a serem implantados e com muitos sonhos a serem realizados.

Pensando nisso, a gestora do museu, Nathalia Roitberg, convocou a equipe do MCTer a participar de um esforço conjunto em 2018 para alcançar  esta empreitada. O projeto das exposições temporárias será o instrumento-chave para permitir o acesso público aos acervos do museu, com o objetivo principal de fomentar as geociências e aproximar a Paleontologia da população.

Em março, o MCTer sediará evento em homenagem ao Dia do Paleontólogo, junto com a Sociedade Brasileira de Paleontologia, e inaugurará a exposição com o tema ”Paleontologia do Carste da Região Sudoeste da Bahia”, bem como a divulgação científica dos macro e microfósseis, em parceria com a Divisão de Paleontologia – DIPALE.

Em maio, será a vez de participar da 16ª. Semana de Museus, que abordará o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Diógenes de Almeida Campos, curador dos acervos, ressalta que “um cuidadoso e contínuo trabalho de curadoria, refletem a importância e a quantidade do conhecimento geológico e minerário, adquirido ao longo do século XX, confirmadas pelo aumento da visitação ao Museu e na divulgação da própria CPRM”.

Equipe do MCTer

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400