segunda-feira, dezembro 18

MCTer promove aulas de desenvolvimento humano para a equipe de manutenção predial

Rosangela Naiá e a equipe de manutenção

Sentido necessidade de não só ministrar aulas técnicas voltadas para o patrimônio, responsáveis pelo Curso de Educação Patrimonial resolveram inserir também disciplinas voltadas ao desenvolvimento humano para a equipe de manutenção predial, com a colaboração da Divisão de Desenvolvimento Humano.
No mês de dezembro , foram convidadas as empregadas Rosangela Naiá e Nair Fátima da Silva, que aderiram ao Programa de Desligamento Incentivado e de Sucessão Programada – PDISP, para passarem suas experiências para a equipe. Desta maneira, a coordenação do curso buscou destacar a importância dos profissionais que estão se desligando na construção da história da empresa.
A nutricionista Naiá trouxe para o encontro o tema  “Descasque Mais Desembale Menos”, focando em alimentação saudável e incentivando o consumo de alimentos “in natura” ou minimamente processados. Explicou que os alimentos industrializados possuem vários aditivos químicos e conservantes que trazem diversos prejuízos à saúde, contribuindo para o surgimento de várias doenças.
“É quase impossível viver sem consumir algum alimento industrializado, mas diminuir o consumo com certeza é algo que está ao alcance de todos”, enfatizou Naiá.
Com sua formação em coach, Fátima discorreu sobre educação financeira, com o tema “Do Vermelho ao Azul na Conta Bancária”, explicando como manter uma situação financeira saudável, e assim, poder realizar os seus sonhos, objetivos e metas. Foi apresentada a ferramenta “Roda da Vida”, na qual os participantes fizeram uma espécie de raio-x de oito áreas de suas vidas, definindo ainda algumas metas a cumprir, bem como a “Régua da Vida Financeira”, na qual os participantes fizeram um passeio pela vida financeira na infância, no hoje e eram transportados para pensarem em como seria no futuro. As duas ferramentas foram apresentadas a fim de provocar a mente das pessoas, de modo a elas terem clareza sobre suas vidas e expandirem para uma realidade que elas têm capacidade de criar, só talvez não atentassem para isso, quer dizer, para as possibilidades que existiam dentro delas.
“Foi muito interessante, depois de aceitar o convite, poder compartilhar minha história e ouvir profissionais dizendo: “nossa, ela conquistou concurso público federal para CPRM aos 51 anos”. Isso porque, pude sentir que nesse momento estava abrindo a mente deles para as possibilidades infinitas que a própria vida deles pode tomar. Foi muito bom também sentir as expressões felizes de cada profissional e ver o quão aquela reunião estava impactando positivamente a vida deles”, disse Fatima.
A partir de fevereiro, quando as aulas retornarem, serão abordados temas como: psicologia motivacional, sustentabilidade e educação financeira.

Fatima Silva, Nathalia Roitberg e a equipe de manutenção
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400