quarta-feira, dezembro 20

CPRM lança Sistema de Alerta do Rio Mundaú

A Superintendência do Recife do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou nesta sexta-feira, dia 15, Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Mundaú. O ato marca a inclusão da Sureg na equipe do Projeto de Sistemas de Alerta Hidrológico da CPRM, cumprindo sua meta para o ano de 2017. O evento contou com a participação do coordenador Nacional dos Sistemas de Alerta, Artur Matos. O Sistema Web SACE-Mundaú (Sistema de Alerta de Eventos Críticos da bacia do Rio Mundaú) foi apresentado pela coordenadora do projeto na unidade de Recife, Keyla Almeida dos Santos.

Coordenador Nacional dos Sistemas de Alerta, Artur José Soares Matos

Conforme o coordenador Nacional dos Sistemas de Alerta, Artur Matos, o sistema de monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Mundaú, que banha os estados de Alagoas e Pernambuco, será gerenciado em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e terá apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), “O sistema Mundaú lançado hoje é o 12° sistema de alerta lançado pela CPRM e como todos os outros é importante para população que realmente sofre com as enchentes. É um retorno da CPRM diretamente para a sociedade e para população, que vai estar agora mais segura”, destacou.

Presente no evento, Felipe Borba, gestor de Geoprocessamento da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos do governo do Estado de Pernambuco apontou a importância de estruturar sistemas de alerta e prevenção. “O Estado de Pernambuco tem regiões pontuais que sofrem com enchentes e a bacia de Mundaú é uma delas. Ela tem interface Pernambuco e Alagoas. Todo investimento em ações de alerta tem benefício direto para comunidade, através de ações de planejamento e medidas de mitigação”, avaliou.


No ato, Crystianne Rosal, diretora de Regulação e Monitoramento Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) parabenizou a Sureg pelo lançamento desta ferramenta e aproveitou a oportunidade para convidar a CPRM para participar de seminário promovido pela APAC para integrar todas as instituições envolvidas no tema.

Sérgio Maurício Coutinho Corrêa de Oliveira, superintendente regional de Recife

Convidados acompanham a cerimônia de lançamento do sistema de alerta do rio Mundaú
Coordenadora do projeto na unidade de Recife, Keyla Almeida dos Santos

Crystianne Rosal, diretora de Regulação e Monitoramento Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac)

Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), Robson Carlo da Silva

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400