quinta-feira, dezembro 21

CPRM lança plano estratégico para os próximos cinco anos

Empregados e colaborares prestigiaram o lançamento do plano estratégico 2017/2021

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou na terça-feira (19/12), no escritório do Rio de Janeiro, o Plano Estratégico da instituição para os próximos cinco anos, em cumprimento a nova legislação das Estatais (Lei 13.303/2016).  Prestes a complementar 50 anos, a empresa atualizou após duas décadas sua missão, visão de futuro e valores para fazer frente ao desafio de dialogar com os diversos segmentos da sociedade e apresentar soluções inovadoras em geociências para fundamentar a tomada de decisão de seus cliente e usuários.

A empresa vai focar sua atuação em produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento das atividades setor mineral, o uso racional dos recursos hídricos, a gestão territorial, prevenção aos desastres naturais e aumento da disponibilidade hídrica.

“É com muita satisfação que apresento o Planejamento Estratégico do Serviço Geológico do Brasil. Ele dotará nossa instituição de verdadeiras ferramentas de gestão permitindo acompanhamento dos nossos projetos e programas. Com isso, teremos maior transparência em nossa atuação, permitindo a sociedade conhecer nossos programas e resultados” destacou o diretor-presidente Esteves Colnago.

O diretor-presidente lembrou que somos uma instituição técnica-científica e isso nos orgulha. “Os serviços geológicos do mundo foram mudando ao longo do tempo e, agora, se acham focados em um melhor atendimento das demandas sociais. Conhecer os recursos naturais, os riscos inerentes à vida em um planeta dinâmico, e em constate transformação, são atribuições básicas dessas instituições”, afirmou.

Todo o esforço dedicado nestes últimos meses permitiu a construção de uma proposta capaz de atender aos desafios do cenário moderno e do novo contexto econômico, legal e governamental. As diretrizes traçadas buscam orientar as atividades da empresa para os próximos cinco anos, bem como a utilização efetiva dos recursos públicos em prol da entrega de soluções às necessidades e demandas da sociedade pela empresa”, ressaltou.

Colnago agradeceu aos empregados e a todos que participaram dessa construção coletiva e se envolveram nas discussões com críticas e sugestões. Citou as entidades representativas CONAE e AGEN, que deram importantes contribuições. Também destacou o apoio da Fundação Dom Cabral pela colaboração na busca pelo aprimoramento do modelo de gestão da empresa.

“Meu particular agradecimento ao ministro de Minas e Energia Fernando Coelho, ao Secretário Vicente Lobo e ao ex-presidente Eduardo Ledsham pela confiança em mim depositada. Por oportuno, agradeço também aos senhores Nelson Le Cocq D’Oliveira, Stenio Pereira, José Carlos Garcia, José Leonardo Andriotti, Antônio Carlos Bacelar e Juliano Oliveira que, ao longo desse ano, dividiram comigo as responsabilidades da diretoria executiva. ”

O diretor-presidente afirmou que o grande desafio da instituição e mostrar para a sociedade que o recurso público investido nela gera resultados essenciais (valor público). “Esse conceito deve permear nossas atividades, desde a identificação da demanda, realização das pesquisas e dos projetos finalísticos, até a entrega dos resultados e sua divulgação à sociedade.

“É importante lembrar, ainda que o Planejamento não é uma ação finita e completa. Pelo contrário. Para ser eficiente, ele precisa ser entendido como um processo contínuo”, disse. 

Diretor-presidente durante discurso na abertura do evento

Professor Carlos Bonato da Fundação Dom Cabral falou da importância de transformar a estratégia em tarefa de todos os empregados da instituição

Assista aqui ao discurso do diretor-presidente


Confira aqui a palestra do professor Carlos Bonato da Fundação Dom Cabral 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400