sexta-feira, dezembro 22

CPRM lança Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações do município de Caxias do Sul

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou segunda-feira, dia 18, o lançamento da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações do município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O evento incluiu a realização de uma reunião técnica entre pesquisador da CPRM e técnicos da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, entre estes geólogos, engenheiros e arquitetos das secretarias e autarquias municipais.

Pesquisadora Débora Lamberty durante entrega do SIG em mídia digital para a Secretária do Urbanismo Mirangela Rossi

Na oportunidade, a pesquisadora em Geociências da CPRM Débora Lamberty apresentou a metodologia empregada para elaboração da carta, destacando as potencialidades de uso da Carta de Suscetibilidade elaborada pela CPRM para a Gestão Territorial e Planejamento Urbano do município. O estudo foi disponibilizado em mídia digital, com a inserção de um QRcode que permite abrir automaticamente o arquivo em PDF contendo todos os dados (SIG das cartas) em qualquer dispositivo móvel.
O geólogo da Secretaria do Planejamento Luis Felipe Faccioni destacou a importância do produto desenvolvido pela CPRM. “A referida Carta indica as áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações em todo o Município, servindo como importante instrumento de gestão e políticas públicas para a ocupação futura do território municipal, além de subsidiar de forma relevante a Carta Geotécnica de Aptidão a ser realizada", afirmou.

No evento, foi realizada a entrega oficial da carta pela geóloga Débora Lamberty para a Secretária do Urbanismo Mirangela Rossi. Participaram do encontro, 22 servidores das Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Saúde, Meio Ambiente, Habitação, Segurança e Proteção Social, Obras e Serviços Públicos, Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Procuradoria Geral do Município.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400