sexta-feira, novembro 24

Serviço Geológico do Brasil apresenta resultado dos mapeamentos de áreas de risco em Rondônia

Área de risco identificada durante trabalho de campo



Brasília - Os dados que serão divulgados na segunda-feira (27/11) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), são resultado da Ação Emergencial para Reconhecimento de Áreas de Alto e Muito Alto Risco a Movimentos de Massas e Enchentes, que percorreu 35 municípios de Rondônia. O trabalho foi realizado pelos pesquisadores da Residência de Porto Velho.


O evento contará com a presença de representantes do governo do Estado, parlamentares, Ministério Público, Defesa Civil de diversos municípios, CREA, e Agência Nacional de Mineração (ANM).

Na capital Porto Velho foram identificados 36 áreas de alto risco, que somam cerca de 4.300 imóveis e 17 mil pessoas, que podem ser atingidas por inundações. Em março de 2014, registramos inundação na região que chegou a 19,73m.

A setorização de riscos geológicos tem por finalidade a identificar, classificar, delimitar e a caracterização de áreas ou setores de risco sujeitos a movimentos de massa – enchentes, deslizamentos e enxurradas.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, que atua em quatro eixos, prevenção, mapeamento, monitoramento e resposta, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República com participação dos Ministérios da Integração Nacional, de Minas e Energia, das Cidades, de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicação e da Defesa.

Desde 2011, o Serviço Geológico do Brasil atua no eixo da prevenção, mapeando áreas de risco em 1.270 municípios com potencialidade de risco aos processos de deslizamento, enxurradas, inundações e erosões.

Os mapas resultantes deste trabalho emergencial são disponibilizados às Defesas Civis de cada município e os dados finais irão alimentar o banco nacional de dados do CEMADEN (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicação, órgão responsável pelos alertas de ocorrências de eventos climáticos de maior magnitude que possam colocar em risco vidas humanas, e do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), ligado ao Ministério da Integração Nacional, que como algumas de suas atribuições inclui o monitoramento, a previsão, prevenção, preparação, mitigação e a resposta aos desastres, além de difundir os alertas nos estados e municípios.

Serviço Geológico do Brasil (CPRM) -  empresa pública vinculada ao Ministério de Minas  e Energia, o Serviço Geológico do Brasil, ou simplesmente CPRM, nome advindo da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, tem como missão gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A instituição conta com unidades regionais em diversos estados, entre eles Rondônia, onde desde 1970, a residência de Porto Velho atua em diversos projetos relacionados ao mapeamento do potencial mineral do estado e também na área de hidrologia.
                                                                                                         
Data: Segunda-feira, 27 de Novembro
Local: Sindicato das Indústrias de Construção Civil, Rua José Camacho, 2574, Liberdade, Porto Velho
Contato: Maíza Moreira, Fone: (69) 3901 3700 / 3901 3713


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400