segunda-feira, novembro 27

Parceria entre CPRM, ANP e Petrobras vai impulsionar pesquisas em geociências no Brasil

Encontro reuniu no MME representes da CPRM, ANP e Petrobras

Representantes da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral e da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Petrobras se reuniram na quinta-feira (23/11), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para discutir o acordo de cooperação que está sendo elaborado entre as três instituições e que visa ampliar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em pesquisas de conhecimento geológico nas áreas de óleo, gás e mineração e promover a gestão integrada do conhecimento geocientífico do país.

O acordo prevê que os recursos para essas novas linhas de pesquisas de interesse das instituições envolvida no acordo serão provenientes da cláusula de Investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, estabelecida no Regulamento Técnico ANP 03/2015 e prevista nos contratos para exploração de petróleo e gás natural.

“Os resultados dessa parceria contribuirão de maneira significativa para a mitigação do risco exploratório, tanto na área de óleo e gás, quanto na mineração”, destacou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo, presente na reunião.

O diretor-presidente interino da CPRM, Esteves Colnago, destaca que existe uma sinergia entre as atividades desenvolvidas pela CPRM, ANP e Petrobras. “E esse acordo que está em sendo desenhado vai contribuir para ampliar o conhecimento das geociências por meio de estudos e pesquisas aplicadas nas áreas de negócios das instituições envolvidas nessa parceria”, afirmou.

Além de incentivar pesquisas nas áreas das geociências, o acordo também contempla investimentos em infraestrutura e em programas de capacitação técnica de técnicos das três instituições, além de uma série de outras atividades que serão desenvolvidas em conjunto.

A reunião contou ainda com a presença do secretário Adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, João Souto e do diretor de Política de Exploração de Produção de Petróleo e Gás Natural, João Vicente de Carvalho Vieira; enquanto a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral foi representada pelo Secretário Vicente Humberto Lôbo, pelo diretor do Departamento de Gestão de Políticas de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Fernando Ramos Nóbrega, e pelo chefe de gabinete, Frederico Bedran Oliveira.


Pela CPRM, além do diretor-presidente, estiveram presentes o diretor de Administração e Finanças, Juliano Oliveira, e o chefe do Departamento de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Marco Tulio Naves de Carvalho. Já pela ANP participaram o superintendente de Dados Técnicos, Cláudio Jorge Souza, e o coordenador de Rochas e Fluidos, Fernando Gonçalves dos Santos. A Petrobras, por sua vez, foi representada pelo gerente geral de Geologia e Petrofísica, Otaviano da Cruz Pessoa Neto.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400