segunda-feira, outubro 9

Superintendência de Salvador promove 2ª Semana Interna de Treinamento em Hidrometria

Participantes durante explanação do Miguel Cidreira (GEHITE/Salvador)
Idealizada na Superintendência Regional de Salvador (SUREG/SA), a 2ª Semana Interna de Treinamento em Hidrometria (2ª SI-Treina) aconteceu entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro em Barra do Jacuípe, Camaçari, na Bahia. As atividades foram custeadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), no âmbito do projeto de instalação, manutenção e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN).
A 2ª SI-Treina teve como objetivo principal nivelar o conhecimento técnico dos integrantes da área de Hidrologia da SUREG/SA com relação aos procedimentos básicos de instalação e operação de estações hidrométricas, atividades relacionadas à utilização e conservação de motor de popa, pilotagem de embarcações, utilização de medidores acústicos de vazão (Sontek M9 e FlowTracker) e operação de plataformas de coleta de dados (AGSolve, Hidromec e Hobeco).
A primeira edição do evento aconteceu em 2016. Este ano, a atividade contou com a coordenação da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE), representada pelo pesquisador Miguel Cidreira, com apoio do Departamento de Hidrologia (DEHID), na sua Divisão de Hidrologia Básica (DIHIBA), representada pela pesquisadora Ana Carolina Costi.
Aula teórica

Os pesquisadores Miguel Cidreira, Osvalcélio Furtunato, Gastão Guimarães, Roberto Paiva e George Araújo atuaram como instrutores, repassando os procedimentos de campo e técnicas de medição de vazão com equipamentos DOPPLER para os demais integrantes da equipe de operação da RHN.
A atividade também contou com a participação de Pesquisadores que atuam em outros projetos da GEHITE, bem como integrantes de outras gerências (GERAFI e GEREMI), incluindo representante da CIPA e da Comissão de Logística da SUREG/SA, com o objetivo de aproximar as diferentes áreas da empresa, apresentar a rotina e dificuldades da operação das estações de monitoramento hidrológico e fortalecer as ações de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho nas atividades de campo.
Explicação sobre a montagem e medição M9

Atividade prática de coleta de dados
A 2ª Si-Treina também recebeu a visita de representantes do Departamento de Hidrologia da CPRM (DEHID) e das unidades regionais de Recife, Teresina e Fortaleza.
O pesquisador Osvalcélio Furtunato relata a importância da realização do treinamento, principalmente no cenário verificado nos últimos anos, com o advento da tecnologia e emprego de novas técnicas e equipamentos de medição. Ressalta também que a SI-Treina foi uma ótima oportunidade de repassar para os integrantes da GEHITE todos os procedimentos verificados nos treinamentos conjuntos CPRM/ANA/USGS.
Conforme indicado por Miguel Cidreira, a semana de treinamento é além de uma atividade de aprimoramento técnico, uma grande oportunidade para estreitar os laços entre os integrantes da equipe da GEHITE. E com a participação de representantes externos nessa edição, tem tudo para se tornar uma atividade de referência, tendo seu modelo exportado para outras Unidades Regionais da CPRM. 
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400