quarta-feira, outubro 25

CPRM promove curso avançado de Isotopia em São Paulo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em conjunto com o Centro de Estudos Ambientais (CEA) e o Laboratório de Estudos em Bacias (LEBAC) da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Rio Claro promoveram curso específico de práticas em hidrogeologia isotópica entre os dias 2 e 6 de outubro para os hidrogeólogos da CPRM atuantes na Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) da região sul-sudeste.

Pesquisadores da CPRM de SP e RS participaram do curso realizado em SP
O curso, ministrado pelo Prof. Didier Gastmans e pelo pesquisador hidrogeólogo Roberto Kirchheim (Sureg-SP) teve o objetivo de orientar sobre as práticas de campo de coleta de isótopos estáveis e gases nobres (especificamente para isótopos de He e Kr), bem como a posterior interpretação dos dados. O tratamento dos dados isotópicos dos poços RIMAS de SP, MS, PR, SC, RS, cujos resultados já se encontram à disposição, foram abordados com maior ênfase. A partir do curso, ambas as equipes estão em condições de sistematizar os dados isotópicos e confeccionar produtos complementares aos que já vem sendo desenvolvidos.

O curso de caráter prático-teórico aproveitou etapa de campo do doutorado do pesquisador Roberto Kirchheim referente ao projeto “Complementary Isotopic Studies in the Southern, Western and Eastern Compartments of the Guarani Aquifer System (Brazil) - Groundwater Dating Along Defined Flow Paths”, realizada nas áreas de Aquífero Guarani Confinado do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes em toda a jornada pesquisadores do Nebraska-US que trouxeram a experiência de aplicações isotópicas e de modelagem hidrológica e hidrogeológica aplicada às questões de contaminação de nitrato em meio rural. Participaram da CPRM os pesquisadores Roberto Kirchheim, Andrea Franzini, Eduardo Lazzarotto, hidrogeólogos da Sureg-SP e Guilherme Troian e Isadora Kuhn, hidrogeólogos Sureg-PA.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400