sexta-feira, setembro 29

Pesquisador e técnico da CPRM ministram treinamento sobre medição de vazão em grandes mananciais


Prof. Jefferson de Oliveira, coordenador-geral do ProfÁgua,
e o pesquisador em Geociências da CPRM, Érico Lima

A convite do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), o pesquisador em Geociências Érico Chaves Fontes Lima e o técnico em Geociências Natal de Jesus Pinto capacitaram cerca de 30 participantes durante o curso teórico e treinamento prático “Medição de Vazão no Rio Paraná”, ambos realizados na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira, em São Paulo, no dia 25 de agosto.



Estudantes de Engenharia Civil, mestrandos do ProfÁgua e colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e assuntos metropolitanos de Goiás (SECIMA) participaram da capacitação .


A programação foi dividida em dois módulos, cuja carga horária foi de oito horas, sendo três horas teóricas e cinco horas práticas. O primeiro módulo abordou conhecimentos teóricos: tratando dos equipamentos, métodos e questões ligadas ao processo de medição e sua aplicação. Já no segundo, realizou-se a medição no Rio Paraná, com equipamento de medição por método acústico, no trajeto à jusante da barragem de Ilha Solteira.


técnico em Geociências da CPRM Natal de Jesus Pinto 
“O resultado foi além da expectativa. O interesse dos participantes foi motivador, principalmente, na parte prática. Para alguns foi o primeiro contato com medições de descarga líquida, sendo uma experiência excepcional atravessar o rio  medindo sua vazão. Enquanto outros já conheciam a atividade e questionaram aspectos técnicos”, destacou Lima.   



treinamento prático no Rio Paraná
O pesquisador em Geociências da CPRM ainda destaca que todos os procedimentos para a prevenção de acidentes durante a saída de campo foram adotadas. “Além dos equipamentos da Rede Hidrometeorológica Nacional (CPRM e ANA), a Unesp - Ilha Solteira disponibilizou um barco e um medidor acústico”, ressalta.

A  Agência Nacional de Águas (ANA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são instituições apoiadoras do ProfÁgua, programa no qual a Unesp é universidade associada.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400