terça-feira, setembro 26

CPRM realiza curso sobre gerenciamento de riscos de desastres naturais

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu, entre os dias 19 e 21 de setembro, curso de Práticas de Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil Estadual de São Paulo (Cedec). A capacitação foi voltada aos agentes e técnicos estaduais e municipais de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Prática de campo em grupos na área de risco

No total, 30 participantes de diversos municípios paulistas colocaram em prática os conceitos básicos de risco, de áreas de risco geológico e mapeamento e das ferramentas de previsão de monitoramento hidrometeorológico durante a atividade de campo realizada na Zona Norte da capital paulista. O encerramento foi no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual, com a distribuição e sorteio de publicações cedidas pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE).

Encerramento do curso de capacitação no CGE
O curso é fruto da parceria firmada entre as instituições para ações educativas e que neste ano consolida o planejamento iniciado em 2016 em São José dos Campos (SP). Os assuntos abordados na programação foram direcionados às ações de prevenção, mitigação e preparação para os processos de inundação e deslizamento, focalizando aspectos teóricos e práticos.
Além das instituições citadas, na organização do curso contou-se com o apoio direto da Prefeitura de São Paulo, através da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal (COMDEC), notadamente do geólogo Ronaldo Malheiros Figueira, da geógrafa Amanda Mendes de Sousa e do coordenador distrital de Defesa Civil Fabio Oliveira Yamada.

A abertura do curso contou com a participação do geólogo e Superintendente Regional da CPRM de São Paulo, Dr. Lauro Pizzatto, da geógrafa pesquisadora Dra. Silvia Saito do Cemaden, do diretor estadual de Defesa Civil de São Paulo Ten. Cel. PM Anderson Lima de Oliveira e da Defesa Civil Municipal de São Paulo pelo Cel. Edernald Arrison de Souza. Participaram da Superintendência Regional de São Paulo os geólogos Gabriel Guimarães Facuri e Luiz Fernando dos Santos e as geólogas Carla Moraes, Cecília Silveira e Sueli Akemi Tomita, responsáveis por ministrar o conteúdo teórico e prático da CPRM.

Superintendente Regional da CPRM SP, Lauro Pizzatto; Cel Lima da Defesa Civil Estadual; Cel Arrison da Defesa Civil Municipal; Pesquisadora Silvia Saito do Cemaden

Atividade prática: instrutores da CPRM e do Cemaden