sexta-feira, agosto 18

Museu de Ciências da Terra promove Curso de Educação Patrimonial



O Museu de Ciências da Terra (MCTer) realiza de agosto a março do próximo ano, o curso de educação patrimonial para a equipe de manutenção da Coordenação Executiva de Manutenção (COEXMAN). O objetivo do treinamento é despertar noções de história, memória, patrimônio e contribuir para um olhar mais sensível a conservação, arquitetura e restauro.


A aula inaugural ministrada hoje, (18/08), com a coordenação de Denise Pimentel, Nathália Roitberg e Laura Rigoni e em parceria com a Biapó, empresa referência em restauração e cursos de educação patrimonial realizou uma exposição sobre o valor do prédio como patrimônio histórico e cultural.

Os empregados Diógenes Campos, Nathalia Roitberg e Laura Rigoni se revezarão no ensino das disciplinas ligadas a arquitetura e história do prédio, bem como as de ciências da Terra, incluindo Geologia e Paleontologia. As aulas acontecerão mensalmente, e contarão com visitas técnicas em outros prédios históricos para adquirirem conhecimentos necessários que vão ajudá-los em suas tarefas diárias.

Nathalia Roitberg, coordenadora do Museu, explicou que o prédio está totalmente integrado como patrimônio natural, pois a fachada foi construída com gnaisse faicodal, que é o mesmo granito da formação do Pão de Açúcar. “Esse curso é um momento histórico para o Museu”, afirmou Nathalia.

Para Laura Rigoni, técnica em geociências com formação em arquitetura e restauração de prédios históricos, “o objetivo é envolver a equipe de funcionários não só da manutenção, mas também das pessoas que passam na rua, da importância de conservar e preservar o prédio da forma como ele foi construído”.

Na primeira visita, as monitoras Amanda Silva e Dayana Pontes os acompanharam pelas instalações do museu dando uma visão geral sobre Geologia, Paleontologia, sobre a formação do universo, sobre fósseis, riquezas minerais.

Os empregados demonstraram grande interesse e atenção a todas as explicações. “Sempre fui fascinado por história e fotografias antigas, esse curso vai me proporcionar olhar de outra maneira para os prédios históricos quando estiver andando pela cidade” – Felipe Martins Ribeiro, servente de obra.

“O que nós estamos aprendendo aqui, deveria ser passado para o público em geral para uma valorização das belezas e riquezas do nosso país. Como profissional, o curso vai proporcionar um trabalho com zelo, e agradeço o privilégio de ter sido convidado a participar. Esse momento vai ser inesquecível para mim. – Augusto Cesar Lemos Pinto, eletrotécnico.

“O curso está esclarecendo muitas coisas que não sabia, trabalhava em volta mais não tinha conhecimento do conteúdo do que havia no prédio. Agora vou ter muito mais cuidado ao realizar o meu trabalho”, Jaime Joaquim da Silva, eletrotécnico.

“Agora vamos ter o conhecimento pra preservar o prédio e seu valor histórico, e quero passar o que vou aprender para outras pessoas”, comentou Luciano Cunha Freire, marceneiro.

Confira a programação das próximas aulas:

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400