quarta-feira, julho 12

Workshop em Minas Gerais revela novas áreas para pesquisas da área acadêmica e mineral



 
Abertura do Workshop: Marcelo Nassif – Diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura (CODEMIG), Urquiza de Hollanda – Superintende (CPRM/Sureg-BH), Custódio Netto – Presidente (SBG-Núcleo Minas Gerais). foto: Washington Santos – DIMARK
Em continuidade ao programa de encontros temáticos sobre questões relevantes da geologia de Minas Gerais, ocorreu no dia 06 de julho, no auditório da CODEMIG, em Belo Horizonte, o Workshop “Geologia dos Terrenos Paleoproterozoicos na Periferia do Cráton do São Francisco: Cinturão Mineiro, Terrenos Correlatos e Outros”.
O encontro foi organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG-Núcleo Minas Gerais) e contou com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG).  O workshop faz parte de ciclo de debates promovidos pela SBG/Núcleo Minas Gerais com o apoio das outras duas instituições. Os dois primeiros encontros ocorreram em 2015, com os temas “Grupo Macaúbas” e “Bacia do São Francisco e seu Potencial em Hidrocarbonetos”. O foco dos debates foi promover a atualização do conhecimento científico e revelar novas áreas para pesquisas acadêmicas e empresarial do setor mineral.

Palestrante Claiton Piva Pinto, da CPRM, durante o Workshop foto: Washington Santos

A abertura contou com a participação do Presidente da SBG-MG Custódio Netto, do Superintendente da CPRM Urquiza de Hollanda e do Diretor da CODEMIG Marcelo Nassif. Os representantes da CODEMIG e CPRM destacaram a necessidade de trabalhos em parceria e ressaltaram o foco futuro em áreas de real interesse mineral ou os chamados distritos mineiros como forma de fomentar a indústria mineral no Estado. O workshop contou com palestrantes da USP, UFOP, UERJ, CPRM e Museu Nacional e atraiu participantes de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.

Foram abordados temas como geologia regional, geocronologia, recursos minerais reais e potenciais, evolução de terrenos paleoproterozoicos, permitindo que se tivesse uma visão integrada do que já foi estudado sobre o assunto, o que está em curso e quais as tendências de pesquisa no meio acadêmico, pelas instituições públicas e empresas privadas.

As apresentações das palestras estarão disponíveis no site da SBG/MG - http://www.sbg-mg.org.br/site/
 

 Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400