sexta-feira, julho 21

Projeto Novas Fronteiras tem atividade de campo e treinamento voltado à geologia estrutural

Entre os dias 10 e 19 de julho, o geólogo especialista do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Reginaldo Santos esteve na superintendência de Porto Alegre para realizar curso e desenvolver atividade de campo relacionada ao projeto Novas Fronteiras. Nos dias 10 e 11, Reginaldo ministrou curso sobre geologia estrutural voltado para mapeamento geológico, onde apresentou aos geólogos da casa uma série de fotos e ilustrações voltadas para a identificação de estruturas geológicas em campo e como representá-las nos produtos da companhia.

Leandro Betiollo, Reginaldo Santos e Rodrigo Cruz visitam afloramento de granitoides no interior do município de Morro Redondo


A partir do dia 12 de julho, o geólogo Reginaldo foi a campo, no papel de consultor, na área do Projeto Novas Fronteiras - Sudeste do Rio Grande do Sul, acompanhado dos geólogos Rodrigo Cruz (chefe do projeto), Leandro Betiollo e da estagiária Caroline Custódio. Foi percorrido o interior dos municípios de Jaguarão, Herval, Arroio Grande, Morro Redondo, Pelotas, Cerrito e Pinheiro Machado para observação de afloramentos rochosos representativos. Estas exposições foram escolhidas com o intuito de apresentar algumas das principais dúvidas a respeito da geometria e colocação das principais unidades litoestratigráficas da região do projeto.

Estagiária Caroline Custódio observa corte de estrada no município de Morro Redondo
Conforme o geólogo Rodrigo Cruz, chefe do projeto, a etapa de campo além do ponto de vista de solução de problemas geológicos também serviu aos geólogos participantes como extensão do treinamento sobre identificação de estruturas e reconhecimento de critérios cinemáticos em afloramentos. “As ideias apresentadas pelo geólogo consultor terão importante papel na formatação final dos mapas do projeto e no relatório geológico no que tange a configuração geotectônica da região e potencial metalogenético associado”, avaliou. A visita técnica se encerrou no dia 19 de julho com o retorno de Reginaldo Santos à superintendência de Salvador.

Geólogos da CPRM no curso sobre geologia estrutural