O pesquisador em geociências Guilherme Peret em palestra realizada na SUREG/BH |
No último dia 28 de junho, foi realizado um encontro entre os representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Fundação Nacional de Meio Ambiente (FEAM), na unidade do DNPM de Belo Horizonte. O encontro teve como objetivo a ministração de um treinamento interno referente ao setor de fiscalização de barragens e a metodologia simplificada para definição de área jusante.
A apresentação foi executada pelo pesquisador em geociências Guilherme Peret e teve como tema central a análise de estabilidade de taludes em mineração com uma abordagem crítica a determinação de fatores de Segurança em mineração.
Foram abordadas questões importantes voltadas ao tema de estabilidade de taludes, com foco na metodologia usada na mineração e geotecnia de cava, abordando a forma de amostragem de solos, ensaios geotécnicos, parâmetros geotécnicos e geométricos.
“Uma das metas estabelecidas no início do ano é a de manter a equipe envolvida no setor de fiscalização de barragens cada vez mais capacitada”, comenta o engenheiro do DNPM Wagner Nascimento, responsável pela fiscalização de barragem.
No mesmo dia foi realizada a apresentação pelo engenheiro de minas da FEAM sob o tema "Metodologia Simplificada para Definição de Área a Jusante - Classificação do Dano Potencial Associado.
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400