terça-feira, julho 11

Debate sobre implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança chega a São Paulo

A Superintendência Regional de São Paulo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu no dia 29 de junho, o assessor da presidência e coordenador do grupo de implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), Ricardo Gotelip. O encontro teve como objetivo principal a avaliação do avanço da implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança. Estes encontros já realizados em Fortaleza, Salvador, São Paulo, Goiânia e Belo Horizonte, são “Diálogos de Segurança” com as equipes previstos no cronograma de implementação do sistema.

Ricardo Gotelip apresentou os estágios do processo de implementação do sistema de gestão de SSO



Conforme Gotelip, o encontro, onde foram discutidos estudos de caso e exercícios práticos de SSO, busca ampliar conhecimento do time e alavancar a cultura de segurança na empresa baseada em comportamento prevencionista seguro, visando a eliminação de riscos e consequente redução de acidentes na empresa.
Os encontros também propiciam a troca de experiência com os empregados, mapear sugestões e fortalecer a cultura de segurança local, em um momento de total interação com os colegas. “Há necessidade de disseminar o tema e preencher as lacunas culturais existentes na área de saúde, bem-estar e segurança do trabalho na CPRM”, afirmou Gotelip.
Entre outros tópicos, foi discutido a importância do fluxo de comunicação de ocorrências de segurança e dos treinamentos em curso em todas as unidades. Foi discutido também a revisão dos de procedimentos operacionais padrão em curso na área de saúde e segurança. Toda esta discussão, que culminará com a implementação do sistema de gestão de SSO têm o propósito de neutralizar e eliminar os riscos e acidentes de trabalho no âmbito da CPRM.

Coordenador do GT de implementação do Sistema de Gestão de SSO, Ricardo Gotelip palestra em SP
O cronograma de implementação do Sistema de Saúde e Segurança da CPRM já avançou muito. As etapas de reconhecimento do ambiente e diagnóstico, mobilização de lideranças, formação do grupo de trabalho e estruturação do sistema e adequação ao ambiente da CPRM foram concluídas. Entre as ações que estão em andamento estão a padronização dos procedimentos operacionais, definição de atribuições e responsabilidades e realização de treinamentos. “A consolidação da cultura de segurança na CPRM é de suma importância na vida profissional e pessoal de todos nós e resultará em extraordinários ganhos em qualidade de vida e bem-estar para os empregados”, finalizou Gotelip.