sexta-feira, julho 28

CPRM retoma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Santa Catarina

Marcos Alexandre e Guilherme Troian na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de SC


O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial e superintendente regional substituto de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marcos Alexandre de Freitas, acompanhado do chefe de projeto da Rede Rimas na Sureg-PA, Guilherme Troian, visitaram no dia 19 de julho a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Governo de Santa Catarina (SDS).

O objetivo do encontro foi apresentar o projeto Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS) e o projeto Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas). Inicialmente foi exposto o programa Rimas com ênfase no território de Santa Catarina, destacando que existe o monitoramento, realizado pela CPRM, de sete poços no Aquífero Costeiro daquele Estado. Em relação ao Siagas, foi evidenciada a importância de retomar a parceria entre as instituições, para a troca de informações já que ao realizar a outorga, a SDS possui sistema de dados referente a 800 poços no Estado.

Segundo Marcos Alexandre, esses dados podem ser compartilhados e passar a integrar o banco de dados da CPRM, ampliando o acesso a informações importantes para tomada de decisão na área de recursos hídricos subterrâneos por parte do poder público e entidades privadas. Também foi aberta a possibilidade de ampliar a rede Rimas com o monitoramento de mais poços que sejam de interesse do órgão governamental. A CPRM e a SDS já foram parceiras no Projeto Oeste de Santa Catarina, entre 1998 e 2002 e no Mapa Hidrogeológico do Estado de Santa Catarina, lançado em 2013.

Participaram da reunião representando o governo de Santa Catarina, o geólogo Fábio Zandonai, o geógrafo Jair Mendes, a engenheira agrônoma Lucia Lobato, o gerente de Recursos Hídricos, engenheiro agrônomo Renato Fontana e o diretor de Recursos Hídricos, engenheiro florestal Bruno Henrique Beilfuss.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400