quinta-feira, julho 13

Superintendência de Manaus divulga resultados de mapeamento de áreas de risco na capital amazonense




Participantes do curso de cartografia geotécnica promovido pela CPRM
O Serviço Geológico do Brasil e a Defesa Civil de Manaus divulgaram na última sexta-feira (07/07), a ação preventiva realizada na capital amazonense em áreas de risco muito alto (R4), no primeiro semestre deste ano. O levantamento foi realizado no período chuvoso intenso que atingiu a capital, com o mapeamento indicativo das áreas com propensão a deslizamentos e alagamentos.

Atualmente, a cidade apresenta 734 áreas de risco, concentrando o maior número delas na zona Norte e Leste do município em zona urbana. Dessas, 58 são áreas de risco muito alto a deslizamentos, as quais foram atualizadas na ação preventiva que identificou 851 moradias vulneráveis nessas áreas.

De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Civil, Cláudio Belém, essa primeira atualização das áreas de risco tipo R4 iniciou em fevereiro deste ano. “O levantamento foi realizado ao longo desse primeiro semestre em parceria com o CPRM para avaliar as áreas de alto risco na cidade”, informou Cláudio Belém.

Entrega do levantamento de áreas de risco pela geóloga Luciana Miyagawa ao lado do Secretário Municipal da Defesa Civil Cláudio Belém

O trabalho preventivo nesses pontos de risco é realizado semanalmente pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do município e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesa Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários que ajudam o órgão a monitorar essas áreas da cidade. Outro reforço é o monitoramento por pluviômetros instalados na capital.

A entrega do estudo aconteceu no decorrer do curso de Cartografia Geotécnica promovido pela CPRM e serve de embasamento teórico para o início da execução da Carta Geotécnica de Manaus. O objetivo é capacitar técnicos para classificar e representar componentes do ambiente geológico para compor as atividades de engenharia, planejamento, construção, exploração e preservação do ambiente na capital.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400