quinta-feira, junho 29

Superintendência de Manaus leva para escolas públicas conhecimento sobre geociências

O geólogo Renê Luzardo e o geógrafo Luiz Ladeira entregam coleção de rochas para escola de Manaus

A Superintendência da CPRM de Manaus realizou no último dia 26, na Escola Municipal Prof. Álvaro César de Carvalho, a palestra "Como reduzir o risco geológico no bairro em que moramos". A ação faz parte do projeto piloto Geociências na Escola que tem como objetivo despertar o interesse das crianças pelas geociências, informar sobre a origem e a utilização dos recursos minerais, além de noções sobre ecologia, sustentabilidade e impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. 



Renê Luzardo em palestra na Escola Municipal Prof. Álvaro César de Carvalho
O geólogo Renê Luzardo e o geógrafo Luiz Felipe Brandão Ladeira estiveram na escola para realizar a palestra. Na ocasião, também foi realizada a doação de uma Coleção de Rochas da Amazônia" para o Museu de Ciências da Escola.

A visita dos técnicos da CPRM foi acompanhada pela professora Adriana Souza, responsável pelo evento na escola. Os alunos ficaram entusiasmados com a ação. “Achei muito legal e interessante, gostei muito das rochas! Agora não vou mais jogar lixo fora da lixeira”, comentou Vinícius Figueiredo, estudante de 14 anos da turma 7B. 

Crianças da escola Prof. Álvaro César de Carvalho durante a palestra

Geociências na Escola é um projeto piloto, realizado pela SUREG/Manaus e têm como proposta se aproximar da população através da educação. A ideia inicial é realizar as palestras atendendo as escolas mais próximas da Superintendência. A visita à Escola Municipal Prof. Álvaro César de Carvalho pode ser considerada a primeira ação deste projeto. Mas já foram realizados nos últimos cinco anos, mais de 100 atendimentos entre escolas, feiras e exposições e foram entregues aproximadamente 50 coleções de rochas, afirma o geólogo Rene Luzardo. Além das escolas públicas, também são atendidas escolas particulares, municipais e Universidades como a UFAM, UEA e IFAM.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400