terça-feira, junho 27

Pesquisadores da Superintendência de Salvador participam do XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos


Pesquisadores da SUREG/Salvador que estiveram presentes no SNET

Foi realizado em Salvador-BA, entre os dias 22 e 24 de maio, o XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos (SNET), que contou com a participação de 16 pesquisadores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, do quadro da Superintendência Regional de Salvador (SUREG-SA) do Serviço Geológico do Brasil.

No Simpósio, voltado à abordagem de novos conceitos e descobertas nas áreas de geologia estrutural, geotectônica e evolução de bacias, controle estrutural na formação de depósitos minerais e técnicas de análise estrutural e modelagem tectônica, foram apresentados 04 trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da SUREG-SA. São eles: “Análise Cinemática Estrutural na região da Serra de Jacobina – Sistemas de Falhas e Dobramentos”, pelo pesquisador Fabrício Pereira dos Santos; “Determinação do limite entre os blocos Jequié e Gavião utilizando perfis geológicos e gravimétricos terrestres”, de autoria da pesquisadora Carina Graciniana Lopes; “Cálculo dos rejeitos das falhas no depósito de carvão de Candiota a partir do software STRAT3D”, pela pesquisadora Luiza Lopes de Araujo; e, “O controle estratigráfico das mineralizações manganesíferas da borda leste da Serra de Jacobina-BA”, pelo pesquisador Daniel Augusto de Miranda.

Pesquisador Daniel Augusto de Miranda apresentando seu trabalho

A organização do SNET contou ainda com a participação do pesquisador Reginaldo Alves dos Santos, que compôs a mesa da Sessão Temática “Controle Estrutural de Depósitos Minerais”, dedicada a discutir a relação entre os depósitos minerais e o controle tectônico-estrutural dos mesmos.

Cinco pesquisadores da SUREG-SA foram homenageados durante o Simpósio em reconhecimento às importantes contribuições ao estudo da Tectônica no Estado da Bahia. Augusto José de Cerqueira Lima Pedreira da Silva (†), Inácio de Medeiros Delgado, João Dalton de Souza (†), Maria da Gloria da Silva (†) e Reginaldo Alves dos Santos (único pesquisador ainda atuante na CPRM) compõem os proclamados.

 Pesquisadora Carina Graciniana Lopes apresentando seu trabalho
A SUREG-SA contribuiu ainda com a doação de exemplares do livro “Metalogênese das Províncias Tectônicas Brasileiras” e cadernetas de campo para sorteio durante o evento, além de ter cedido 2 pesquisadoras, Carolina Reis e Rita Cunha L.M. de Oliveira, e 1 técnica em geociências, Lindaura Lucena Macedo, para compor a organização do evento.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400