segunda-feira, junho 5

Pesquisador da CPRM apresenta dados sobre mineralizações de Mn na borda leste da Serra de Jacobina (BA)

Figura 1: Distribuição dos depósitos de Mn na área da ARIM Serra de Jacobina

O pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Daniel Augusto de Miranda, apresentou no Auditório Raymundo Brim da Superintendência de Salvador, no último dia 11 de maio, dados sobre a metalogênese do Manganês (Mn) e os avanços obtidos no estudo do controle das mineralizações de Mn na borda leste da Serra de Jacobina.

As observações a cerca das mineralizações de Mn foram feitas durante a execução do projeto Integração Geológica e Avaliação do Potencial Metalogenético da Serra de Jacobina e do Greenstone Belt de Mundo Novo (ARIM Serra de Jacobina), do qual o pesquisador é integrante. Foi identificado trend manganesífero com aproximadamente 160 km de extensão e direção norte-nordeste (Figura 1), o qual pode ser associado à unidade de deposição sedimentar química do Greenstone Belt de Mundo Novo.

Funcionários da SUREG/SA assistindo a apresentação

Foram estudados oito depósitos de manganês ao longo do sistema de falha de Pindobaçu, que permitiram identificar dois controles principais: estratigráfico, deposição química, e; estrutural, reconcentração de Mn ao longo de zonas de cisalhamento, submetidas a atuação de processos hidrotermais.


Daniel, que possui experiência na área de prospecção de diversos bens minerais, como Pb, Zn, P2O5, Fe e Au, afirmou que “estudos de detalhe devem ser conduzidos para compreender a atuação dos processos hidrotermais, e qual o reflexo no volume e teor de minério de Mn”.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400