quarta-feira, junho 21

CPRM entrega setorização de risco a movimentação de massa, enchentes e erosões de Goiânia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) entregou trabalho de Setorização de Áreas de Risco Alto e Muito Alto a Movimentação de Massa, Enchentes e Erosões do município de Goiânia, Goiás. O ato foi realizado no dia 9 durante audiência com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado. Na oportunidade, foram apresentadas as atribuições e atuação da CPRM no município. Também foram destacados pelo superintendente regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães, os projetos e programas desenvolvidos, bem como as parcerias realizadas por todo país, abrangendo vários munícipios.

Entrega do trabalho de setorização de risco executado pela CPRM com apoio da Defesa Civil



Com o objetivo de identificar, delimitar e caracterizar áreas ou setores de encosta ou planície de inundação sujeitas à ocorrência de processos destrutivos de movimentos de massa, enchentes de alta energia e inundações, o trabalho de setorização de riscos geológicos identificou e vistoriou 24 áreas, com 1282 moradias, totalizando 5151 pessoas em risco.

Rodrigo Gallo, pesquisador de Geociências da CPRM, responsável pelo trabalho, enfatizou necessidade de revisão constante destas áreas indicadas, que poderão ter seu grau de risco modificado, como é o caso das áreas classificadas como médio risco. “Uma área de grau de risco médio, como algumas apresentadas neste mapeamento, por exemplo, pode evoluir para grau de risco alto e muito alto a depender das transformações efetuadas sobre as encostas do município”, explica. Reforça, ainda, a importância quanto à conscientização da população e de medidas educativas para evitar maiores problemas a curto e longo prazo.

Audiência com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende
Participaram da audiência com o prefeito Iris Rezende, além do superintendente Luiz Fernando Magalhães, a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Cíntia de Lima Vilas Boas, o pesquisador em Geociências e executor do projeto, Rodrigo Luiz Gallo Fernandes, integrantes da Defesa Civil do município de Goiânia e o secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano.


O trabalho foi realizado entre os dias 22 de agosto a 5 de setembro de 2016 e contou com a colaboração de equipe da Defesa Civil Municipal de Goiânia, liderada pelo chefe do Setor de Apoio Técnico da Defesa Civil Municipal, Cidicley Santana.