quarta-feira, maio 31

CPRM participa de debate sobre mineração e sustentabilidade no Dia do Geólogo em Porto Alegre

Na data em que se comemora o Dia do Geólogo, dia 30 de maio, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou de debate promovido pela Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos (APSG), sobre o tema Mineração, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Escolhido para substituir o presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, que não pode se fazer presente, o chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem), José Leonardo Andriotti, representou a CPRM no evento realizado em Porto Alegre, na sede da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua-RS).

Chefe do Derem, José Andriotti, representou a CPRM no debate realizado no Dia do Geólogo

O encontro oportunizou discussão sobre os projetos minerários em desenvolvimento no RS, considerando os aspectos de desenvolvimento e sustentabilidade. Na abertura, a presidente da APSG, geóloga da CPRM, Magda Bergmanndestacou que a mineração pode ser desenvolvida com boas práticas e com sustentabilidade, e que o grave acidente com as barragens de rejeito em Mariana (MG) não deve gravar a mineração como uma atividade a ser combatida, como vem acontecendo com novos projetos minerários no RS. Disse ainda que considerando o momento que o Estado do RS está passando, a mineração pelo seu potencial para o desenvolvimento econômico e geração de empregos não deve ser combatida. Afirmou também que estes projetos não podem deixar conta ambiental para as futuras gerações. Em seguida, Magda apresentou a mesa de debate e teve início as apresentações de cada convidado, que tiveram 20 minutos para explanação.

O geólogo Samuel do Lago da Votorantim Metais apresentou o projeto Caçapava do Sul para extração de zinco, chumbo e cobre. O projeto não prevê a utilização de barragens para rejeitos ou água para evitar descarte na região. Em seguida, Alfredo Nunes, geólogo da Águia Fertilizantes, relatou o projeto Fosfato RS. Empreendimento localizado em Lavras do Sul de exploração do fosfato para produção de fertilizantes e corretivos agrícolas. No debate, Sergio Bizzarro Cesar representou o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), abordando legislação e gestão pública. A bióloga da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Andrea Oliveira apresentou o processo readequação desenvolvido nos últimos anos do licenciamento ambiental, adotando critérios mais corretos para avaliar o impacto dos empreendimentos de mineração no Estado.

Por fim, o geólogo José Leonardo Andriotti apresentou os projetos em desenvolvimento pela CPRM, destacando a retomada da pesquisa mineral, o projeto ametista na fronteira, o batólito de Pelotas, os mapas de Geologia Básica, a atuação no cadastramento de poços Siagas e Rimas, a setorização de risco, os geoparques e a geologia marinha para pesquisa de exploração em alto-mar. Dando seguimento à programação, foi aberto espaço para perguntas e interação do público. Ao final, todos foram convidados para participar de coquetel em homenagem ao Dia do Geólogo.

O encontro teve apoio da Federação Brasileira de Geologia (Febrageo), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua-RS).