quarta-feira, maio 31

Congresso brasileiro de carvão mineral debate sustentabilidade

Marlon Hoelzel, Angela Bellettini, Stênio Petrovich, José Andriotti, Marcos Freitas, Albert Teixeira, representação da CPRM no Congresso Brasileiro de Carvão Mineral

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Stênio Petrovich Pereira, representou o presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Ledsham, nesta segunda-feira, dia 29, na abertura do 5º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, em Criciúma, Santa Catarina. O encontro, que reúne comunidade científica e setor industrial, vai debater até quinta-feira o tema “O Carvão no Mundo Sustentável”. Entre os enfoques, está a discussão sobre os avanços na recuperação ambiental de áreas degradadas pela indústria do carvão, trabalho desenvolvido na região pela CPRM.


O tema foi escolhido com objetivo de evidenciar novas tecnologias para produção e beneficiamento, especialmente na área de captura e armazenamento de CO2. No seu pronunciamento, o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, afirmou que o controle da emissão de CO2 seria o último entrave para a retomada do carvão mineral como parte estratégica da matriz energética do país.

Para ele, a tarefa de buscar novas tecnologias para produção é fundamental assim como o desafio de viabilizar projetos exitosos de recuperação de áreas degradadas. A meta é promover a exploração sustentável das reservas de carvão mineral localizadas na região Sul do Brasil estimadas em 30 bilhões de toneladas. Na abertura, foi destacado ainda que pela primeira vez o Estado de Santa Catarina está sediando o congresso, tendo sido escolhida a cidade de Criciúma pela história relacionada à mineração, que já lhe rendeu no passado o título de Capital Brasileira do Carvão Mineral. O compromisso expresso pelo novo governo de potencializar a mineração e revitalizar o setor do carvão, expresso em declaração do ministro de Minas Energia, Fernando Coelho Filho, também foi lembrada pelas lideranças políticas.

Além do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Stênio Petrovich Pereira; participam do congresso, o chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem) José Leonardo Andriotti (interino), o superintendente da Superintendência regional de Porto Alegre, Marcos Alexandre Freitas (interino) e os integrantes do Núcleo de Criciúma da CPRM: o coordenador do processo de recuperação das áreas de degradadas sob a responsabilidade da União,  Marlon Hoelzel; a chefe do Núcleo de Criciúma, Angela Bellettini e o engenheiro ambiental Albert Teixeira. Também participou da abertura do congresso, juntamente com a comitiva da CPRM, o representante do Ministério das Minas e Energia (MME), Wilson Rodrigues Pereira.

A CPRM coordena projeto pioneiro de recuperação ambiental em 1.200 hectares de áreas degradas pela exploração de carvão a céu aberto e minas subterrâneas na região de Criciúma. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Ministério Público Federal, Ministério do Meio Ambiente e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A primeira área de 42 hectares já foi concluída e outras duas áreas estão em andamento, uma com obras iniciadas e outra em processo de licitação. Tratam-se das áreas em que a União é responsável pela recuperação ambiental, degradadas pela Carbonífera Treviso e pela CBCA. 

No último dia de congresso, haverá visita técnica em áreas impactadas pela mineração, em recuperação e já recuperadas em Siderópolis, Treviso. O trabalho contempla obras de drenagem, terraplanagem, isolamento de rejeitos e reflorestamento com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.


O Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (CBCM) é promovido pela Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Carvão Mineral (Rede Carvão) e executado pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400