terça-feira, maio 23

CPRM participa de curso sobre hidrometria ministrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos

Participantes do Curso de Hidrometria, as margens do rio São Bartolomeu em Goiás


Realizado no período de 08 a 12 de maio de 2017 em Brasília, o Curso de Hidrometria - Streamgaging 101, ministrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) para pesquisadores e técnicos em Hidrologia da CPRM, Agencia Nacional de Águas  (ANA) Instituto Mineiro de Gestão das Águas  (IGAM) e Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal ( ADASA).

O curso faz parte do treinamento previsto no Memorando de Entendimento estabelecido entre USGS, ANA e CPRM sobre Técnicas de Monitoramento Hidrológico, assinado em 2016. Estas técnicas estão sendo aplicadas na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional-RHN.

Da CPRM foram treinados 14 pesquisadores e técnicos que atuam na operação da RHN de todas as unidades, dentre eles alguns recém contratados, a saber: Guilherme de Manaus, Milton de Belém, Vitor de Porto Velho, Ademar de Teresina, Wellington de Fortaleza, Fernando de Recife, Ringo de Salvador, Frederico de Belo Horizonte, Caluan de São Paulo, Endimar e Sintia de Goiânia, Heber e Alessandro de Porto Alegre e Alice do DEHID.

Para as equipes de operação da RHN, está prevista a realização de 3 cursos por ano: Eletrônica Básica, Hidrometria e Medição de Descarga, sendo que em 2017, já foram realizados os dois primeiros e em junho será realizado o terceiro. Assim, ao final de cada ano, serão treinados 35 a 40 técnicos da CPRM no âmbito do MOU.


A parceria  contempla ainda  treinamento em Definição de Curvas Chaves, Saúde e Segurança e em Estudos Interpretativos, atualmente Modelagem de Qualidade da Água e Estimativa de Evapotranspiração.



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400