terça-feira, maio 23

1° Seminário Geoparque Seridó reuniu coordenadores de Geoparques do Brasil

Na ordem: Vladimir Medeiros (CPRM), Eugênio Dantas (CPRM), Marcos Antonio Nascimento (UFRN/Geoparque Seridó), Stênio Petrovich (Diretor DHT) e Francisco Valdir da Silveira (CPRM).

No dia 12 de maio aconteceu o 1° Seminário Geoparque Seridó: conservação, educação e turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento foi promovido pelo Departamento de Geologia da UFRN em parceria com o Projeto Geoparque Seridó e contou com a presença do Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Stênio Petrovich Pereira.

Em mais uma ação sobre o tema “Geoparques” no Brasil, o evento foi considerado um momento importante para a discussão. Como resultado das tratativas abordadas pelas autoridades, foram sugeridas a criação de um fórum para discussões sobre o tema e a necessidade de uma maior discussão acerca dos diferentes modelos de gestão para o desenvolvimento de geoparques no Brasil.

Na ocasião estiveram presentes os coordenadores e colaboradores de vários projetos de geoparques no Brasil tais como Cariri Paraibano (PB), Morro do Chapéu (BA), Fernando de Noronha (PE) e Serra do Sincorá (BA), além dos palestrantes ligados aos projetos de geoparques Bodoquena – Pantanal (MS), Costões e Lagunas (RJ), Geopark Araripe (CE), este último único no Brasil reconhecido pela UNESCO até o momento. Além das reuniões ocorreram palestras com gestores públicos ligados ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte (SETUR/RN) e da Prefeitura Municipal de Currais Novos (SEMTUR).

O que é um Geoparque - é uma marca atribuída ao Programa Mundial de Geoparques da UNESCO (UNESCO Global Geoparks). Um geoparque deve gerar atividade econômica, notadamente através do geoturismo, e envolve um número de sítios geológicos de importância científica, raridade ou beleza, incluindo formas de relevo e suas paisagens. A presença de valores ecológicos, histórico e cultural também se faz importante e juntos ao geológico permitem a realização de projetos educacionais e/ou turísticos. Atualmente, são 127 geoparques ligados ao Programa Mundial da UNESCO, distribuídos em 35 países. No Brasil, até o momento, apenas o Geopark Araripe é reconhecido pela UNESCO. Um geoparque não é uma unidade de conservação, nem é uma nova categoria de área protegida.



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400