sexta-feira, maio 19

CPRM lança dois informes que indicam ocorrência de minerais estratégicos em Mato Grosso e Rondônia

Equipe do Projeto Novas Fronteiras SE de Rondônia em campo. Da direita para 
esquerda Thyago Jesus, Carlos Eduardo, Guilherme Ferreira e Lívio Correia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de lançar dois novos informes de recursos minerais. Os estudos, relacionados a minérios estratégicos, indicam áreas com ocorrência de cromo e áreas com indícios de manganês, localizadas em regiões próximas à fronteira com a Bolívia nos estados do Mato Grosso e Rondônia.


O informe denominado Indício de Mineralização de Manganês no Município de Comodoro aponta indícios de mineralização de manganês de alto teor, com potencial para gerar novas oportunidades para a indústria mineral. A descoberta ocorreu durante o mapeamento de campo do Projeto Novas Fronteiras Sudeste de Rondônia. O resultado preliminar obtido pela química de rocha parece indicar possíveis vantagens para aplicação nas indústrias do aço e fertilizantes devido à elevada razão Mn/Fe e baixo teor de fósforo.

A pesquisa apresenta um indício de Mn em um afloramento que apontou semelhança à descrição de depósito de manganês hidrotermal, cuja ocorrência recente em Rondônia, em Espigão do Oeste, resultou na produção de 50 mil toneladas de manganês. No entanto, os dados obtidos até o presente são insuficientes para se determinar a tipologia do indício e sua extensão. A área do indício localiza-se no Estado do Mato Grosso, próximo à fronteira com a Bolívia e na divisa com o Estado de Rondônia.

O informe intitulado Ocorrência de Horizonte Cromífero no Complexo Trincheira, Município de Corumbiara, Sudeste de Rondônia, aponta ocorrência de cromo identificada em rochas ultramáficas localizadas na Estrada do Boi, Município de Corumbiara, próximo à divisa entre o Estado de Mato Grosso e fronteira com a Bolívia. As análises indicam uma amostra com teores relevantes de cromo, níquel, cobalto e teores menores de cobre e vanádio.  A expectativa é que os dados impulsionem novas pesquisas nas áreas para averiguação da potencialidade dos depósitos minerais, tendo em vista localização no Complexo Trincheira, pois a ocorrência apresenta semelhanças com os corpos ultramáficos descritos no Morro Sem Boné e Morro do Leme, mineralizados em níquel.

O estudo detalha ainda que foram identificadas quatro amostras com concentrações relevantes de Cromo e níquel que afloram como blocos, sendo três das ocorrências alinhadas paralelamente, de modo a sugerir fazer parte do mesmo horizonte. Os pesquisadores recomendam estudos de detalhe que busquem identificar a extensão lateral e em profundidade.

Os dois informes foram escritos pelos geólogos da CPRM: Lívio Corrêa, Carlos de Oliveira, Guilherme da Silva e Thyago Ribeiro, que atuam na Residência de Porto Velho. Ambos os informes estão disponíveis para consulta no Repositório Institucional de Geociências (Rigeo), do Serviço Geológico do Brasil.http://rigeo.cprm.gov.br


Técnico da CPRM realizando medidas “in situ” com fluorescência de raios X portátil. 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br