segunda-feira, abril 24

Treinamento sobre coleta seletiva solidária é realizado em Salvador

O superintendente Edgar Iza, Alberto Lacerda, da Comissão de Sustentabilidade e a
coordenadora Nacional de Sustentabilidade Ana Paula Petito


No dia 28 de março de 2017, foi realizado, na Superintendência Regional de Salvador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), um treinamento sobre coleta seletiva solidária. A capacitação foi ministrada pela coordenadora da Comissão Nacional de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária da CPRM, Ana Paula Braga Petito, direcionado para a equipe de limpeza, superintendente e gerentes da Unidade.

O objetivo do treinamento foi alinhar as diretrizes e práticas da Unidade com as metas da Comissão Nacional. A visita possibilitou conhecer a equipe de limpeza da Regional e verificar as atividades que esta desenvolve. 

No treinamento, foi explicado que as atividades de coleta seletiva solidária em órgãos públicos vêm da demanda imposta pelo Decreto nº 5.940 de 2006, o qual institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Também foi compartilhado com a equipe de limpeza alguns dos conceitos importantes da atividade.


Na ocasião, também foi divulgada a consolidação das atividades de sustentabilidade da CPRM para o ano de 2016, destacando dados quantitativos nacionais de todos os itens coletados ao longo do ano passado. 

Coordenadora nacional de Sustentabilidade Ana Paula Petito (ao centro) e equipe de Salvador
Foi salientada a importância de algumas práticas institucionais para o bom andamento do programa, como formalização da coleta seletiva solidária nas Unidades Regionais, a implementação do kit padrão de lixeiras (Reciclável/Não Reciclável), acompanhamento quantitativo mensal dos materiais recicláveis, através de relatório padrão e a divulgação periódica da consolidação nacional dos resíduos recicláveis recolhidos na CPRM.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400