terça-feira, abril 4

Geofísicos da Superintendência de Belém promovem treinamento para estudantes de Geologia

 Geofísico Bruce Chiba orientando os estudantes sobre o  tratamento de dados aerogeofísicos
Estudantes de graduação em Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) estiveram na Superintendência de Belém (SUREG/BE), entre os dias 27 e 31 de março, para participarem do minicurso “Radiometria e Magnetometria – Conceitos Básicos, Tratamento e Interpretação de Dados”.

Os geofísicos Bruce Chiba e Jorge Amaral, vinculados à Gerência de Geologia e Recursos Minerais da SUREG/BE, foram os responsáveis por ministrar o treinamento. O programação incluiu a capacitação básica no processamento de dados geofísicos utilizando o programa OASIS Montaj (Geosoft), interpretação de dados aerogeofísicos magnetométricos e radiométricos, além de levantamento de dados radiométricos em campo, utilizando o gamaespectômetro RS-125 (Radiation Soluctions Inc.).
Jorge Amaral orientando aquisição de dados radiométricos com gamaespectômetro RS-125
Na oportunidade, participaram os estudantes da UFPA Lucas Melo, Maria Beatriz Rios e Giovani Reis, ambos também atuando como estagiários de projetos em desenvolvimento na Gerência de Geologia e Recursos Minerais. Representando a UNIFESSPA, estiverem presentes os graduandos Jorge Luis e Fandislan Sousa.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400