Pesquisadora em Geociências, Mária Angélica, durante apresentação
no 1º Fórum da Mineração de Alagoas
|
Com o objetivo de traçar uma visão sobre o desenvolvimento do setor de mineração em Alagoas, bem como discutir sobre as condições sanitárias, ambientais e a diversificação da produção, foi realizado no dia (7/4), o 1º Fórum da Mineração no Estado. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) integrou a programação do evento, realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), apresentando as ações da empresa para o fomento do setor mineral.
O diretor de Geologia e Recursos Minerais José Leonardo Silva Andriotti participou do Fórum, e destacou que a participação da empresa foi importante para divulgar informações de grande relevância, a fim de estimular o setor mineral. Ele ainda citou casos recentes, como a descoberta de novos depósitos de lítio no país, na região do Vale do rio Jequitinhonha, no nordeste do estado de Minas Gerais. “Faremos aqui não somente a entrega de um produto, mas um trabalho permanente de prestação de serviço à sociedade”, afirmou Andriotti.
A pesquisadora em geociências, Maria Angélica Batista Lima, da Divisão de Minerais Industriais (DIMINI), expôs o tema “Ações da CPRM para fomentar o setor mineral em Alagoas”, e aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento da Folha Arapiraca, região central do estado de Alagoas, mapeada no Programa Geologia do Brasil, do Mapa de Recursos Minerais, além da atualização do Mapa Geológico do estado.
| Andriotti destaca a relevância do trabalho da CPRM para o setor de mineração |
Também estiveram presentes pela CPRM os gerentes da Superintendência de Recife, Ana Cláudia Accioly (Geologia e Recursos Minerais), e Douglas Luna (Relações Institucionais e Desenvolvimento).
O Fórum foi organizado pela superintendência de Energia e Mineração da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Grupo de Extensão de Engenharia e Segurança do Trabalho (GEEST).
Os municípios de Murici, União dos Palmares e Branquinha são produtores de granito da região da Zona da Mata. Durante o Fórum, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) ministrou uma palestra sobre a eficiência da fiscalização nas pedreiras clandestinas em Alagoas, já o Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou um painel sobre a regularização de cooperativas do segmento.
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400