quinta-feira, abril 20

Alunos visitam Museu de Geologia e acompanham palestra sobre Rochas e Minerais

Alunos conhecem acervo do Museu de Geologia


Alunos da Escola Amigos do Verde, da turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, visitaram nesta quarta-feira, dia 19, o Museu de Geologia, da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Na visita guiada, a turma conheceu o acervo do museu que conta com minerais, rochas e fósseis do Brasil e exterior.


A turma também assistiu palestra ministrada pela geóloga Andrea Sander sobre o planeta Terra, a tectônica de placas, as rochas e os minerais que estão presentes na vida cotidiana, como aqueles que são fonte de cobre, ferro, minerais industriais como o talco, a fluorita e a gipsita e minerais geradores de energia, como o carvão. Amostras das principais rochas ígneas, sedimentares e metamórficas bem como os minerais estavam ao alcance dos alunos que puderam manuseá-los. Esse contato possibilita a exploração das diferentes características desses materiais, desperta a curiosidade e as perguntas, fortalecendo o aprendizado dos conhecimentos básicos da Geologia. Ao término da visita, a escola recebeu um coleção didática de minerais e rochas além de material didático, como a cartilha Comunidade Mais Segura, sobre a gestão de risco, e uma coleção de folders explanando sobre o Serviço Geológico, o trabalho do geólogo e a importância da geologia.

A atividade é parte do Projeto de Apoio a Escolas (PAE), desenvolvido na Sureg-PA desde 1995.  As ações compreendem visitas guiadas ao Museu de Geologia, palestras proferidas por geólogos da CPRM a turmas de alunos ou professores e exposições do Museu Itinerante de Geologia em escolas. 

Geóloga Andrea Sander (roupa azul) recepcionou o grupo antes da palestra



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400