terça-feira, dezembro 13

Segurança é tema de encontro entre técnicos da CPRM e Serviço Geológico Americano

Equipes da CPRM, ANA e USGS


Técnicos dos Serviços Geológicos do Brasil, dos Estados Unidos e da Agência Nacional de Águas (ANA) se reuniram em Brasília e Goiânia para trocar experiências sobre seus respectivos programas saúde e segurança.  O encontro foi realizado entre os dias 5 e 9 de dezembro, e contou com  participação de técnicos da CPRM das unidades regionais de Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, além de técnicos da ANA e do USGS.


Durante o evento profissional do United States Geological Survey (USGS) explicaram as principais diretrizes do programa de segurança da instituição. O assessor da Presidência Ricardo Gotelip também apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela CPRM para implementar o sistema de Saúde e Segurança da empresa.  Entre elas, citou a mobilização da liderança, treinamento de funcionários e campanhas educativas visando a criação de uma nova cultura de valorização da vida na CPRM.

O encontro resultou em uma extraordinária troca de experiências entre os profissionais da CPRM, ANA e USGS. Nossas equipes tiveram oportunidade de conhecer o sistema de gestão de segurança do USGS. Tivemos também a oportunidade de mostrar para nossos parceiros a estrutura do sistema de Gestão de SSO em implementação. Essas iniciativas certamente resultarão em um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e consequentemente sem acidentes”, disse, destacando que até marco do ano que vem o sistema estará implantado no CPRM. 
Equipes da CPRM, ANA e USGS

O técnico em geociências Manoelson Rodrigues, da Superintendência de Manaus, participou do treinamento.  Para ele, o encontro serviu para estabelecer rotina de segurança. “Às vezes a gente que está no campo até pela rotina do trabalho não atentamos para algumas normas de segurança. E esse treinamento reforça a necessidade de criarmos uma consciência sobre a importância de se observar e adotar procedimentos que possam minimizar risco de acidentes, ”avalia Rodrigues.

A coordenadora da CPRM na Rede Hidrometeorológica Nacional, Ana Carolina Zoppas conta que a CPRM é responsável por monitorar 80% das quase 5 mil estações  Hidrometeorológicas distribuídas pelo País, muitas instaladas em locais de difícil acesso, como por exemplo, na Amazônia.  “ Essa troca de experiência é fundamental  para termos um ambiente de trabalho mais seguro”, afirma. Ele explica que a parceria entre a ANA, CPRM e USSGS acontece desde 2015, e que até o momento cerca de 60 profissionais da CPRM já participaram de cursos, treinamentos e capacitações.

Em Goiânia eles visitaram estações de monitoramento  da Rede Hidrometeorológica Nacional






Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240