quarta-feira, dezembro 14

CPRM participa do Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos em Porto Velho

Atividade prática de medição de descarga líquida e sólida no rio Madeira
                          (foto cedida pela organização do evento)

Durante a semana do dia 28 de novembro até 02 de dezembro, aconteceu em Porto Velho o XII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES) promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Evento que tem como objetivo promover a discussão e troca de experiências de temas relevantes como os problemas decorrentes dos processos erosivos, transporte e deposição de sedimentos nos corpos hídricos.



O XII ENES teve como temática central a Amazônia como a nova fronteira para a geração de energia e seus impactos nas descargas sólidas dos rios. Destaca-se a importância deste que é o principal evento sobre Engenharia de Sedimentos do país ocorrer pela primeira vez na Região Norte, justamente às margens do singular Rio Madeira, que é um rio muito conhecido pela grande carga de sedimentos que transporta e que recentemente recebeu a instalação de duas grande usinas hidrelétricas.

O Chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Peixinho, compareceu ao evento e participou da Solenidade de Abertura do XII ENES. Peixinho também  participou da cerimônia de homenagem ao ex-funcionário da CPRM, João Bosco Alfenas, e também da homenagem póstuma ao saudoso colega, Achiles Monteiro.

Outros colaboradores da CPRM, como a Coordenadora Executiva do DEHID Alice Castilho, o GEHITE de Manaus André L. M. R. Santos, o Chefe da Residência de Porto Velho Cassiano Costa e Castro, bem como a equipe de hidrologia da REPO também participaram do evento com a publicação de diversos artigos nos anais do evento, inclusive participando também da equipe organizadora e técnico-científica, além de participarem das mesas redondas de discussão de assuntos relevantes para o evento.

Um dos pontos altos do XII foi a atividade prática realizada no último dia do evento, onde os participantes do evento foram recebidos na embarcação utilizada pela CPRM  para operação da estação Porto Velho da Rede Hidrometeorológica Nacional.  Na atividade prática foram realizados diversos tipos de medições hidrológicas, incluindo medição de vazão, coleta de amostras sedimentológicas e aplicação de radiometria. Parte das atividades práticas contaram com instrutores da CPRM, que esclareciam dúvidas e apresentavam as metodologias aplicada para as medições para os demais participantes.
Solenidade de abertura do XII ENES (foto cedida pela organização do evento)



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240