segunda-feira, dezembro 12

Rede Sismográfica Brasileira discute implantação de sistema de comunicação para divulgação de dados sobre eventos sísmicos no país

Representantes das instituições parceiras que compõem a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) se reuniram na quinta-feira (8/12) na sede do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Brasília, para discutir aspectos relacionados à integração das ações referentes à captação, transmissão e divulgação de dados sismológicos em território nacional.


A RSBR, formada pelos Laboratórios de Sismologia da CPRM, USP, UnB, UFRN e Observatório Nacional, é composta por 89 estações distribuídas pelo território brasileiro, sendo sua divulgação em tempo real à sociedade.

Na abertura do encontro, o chefe do Departamento de Geologia da CPRM, Marco Tulio Naves de Carvalho, disse que a iniciativa de reunir os membros da Rede permite a troca experiências. “Estamos em um processo construtivo que busca tornar a rede mais eficiente e conhecida da sociedade, contribuindo para a diminuição de riscos associados a tremores de terra”, destaca Carvalho.

Para Aderson Farias do Nascimento, representante da UFRN, o encontro é um marco, porque é a primeira vez desde a implantação da RSBR que seus integrantes se reúnem para discutir a parceria. “Estamos formando protocolos, padrões de boletins e planejando o processo de comunicação, o que é muito importante para garantir a sustentabilidade desse projeto”, afirma Farias.

Sérgio Luiz Fontes, representante do Observatório Nacional, avalia que o encontro fortalece a Rede e as propostas apresentadas irão contribuir para a divulgação do conhecimento das atividades sísmica no Brasil. Elogiando a iniciativa da CPRM, Fortes destaca que a CPRM passa a ser de fato a porta-voz da Rede Sismográfica Brasileira, desempenhando o papel de Serviço Geológico na forma como é em outros países. “Quem sai ganhando não são apenas as instituições que participam da Rede, mas a sociedade e o país, que passam a ter um serviço de monitoramento e divulgação de qualidade, semelhante ao que é oferecido em países desenvolvidos”, afirma Fontes.

Integrantes da RSBR debateram a nova fase da parceria entre as instituições e um planejamento de comunicação que permita tornar a RSBR referência no Brasil e no exterior.


Saiba mais em: http://www.rsbr.gov.br/


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240