segunda-feira, dezembro 12

CPRM e DNPM promovem curso de segurança de barragens de rejeitos de mineração

Equipes da CPRM e DNPM durante atividade de campo do curso

A inciativa faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições em outubro, com a participação do Ministério de Minas e Energia, para estimular o compartilhamento do conhecimento geológico e hidrológico entre as instituições e realização de ações conjuntas por meio de planos de trabalho.  


“Esse curso que conta com 25 técnicos das duas instituições, marca o inicio da parceria entre CPRM e DNPM para garantir a segurança das barragens no Brasil”, afirmou o diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, em Belo Horizonte, durante visita aos profissionais que estão participando do treinamento na Superintendência do DNPM em Minas Gerais.

Curso buscou nivelar o conhecimento das equipes do DNPM e CPRM

O encontro contou também com a presença do diretor-geral do DNPM, Victor Bicca e do diretor de fiscalização do órgão, Walter Lins Arcoverde.  Bicca concorda com a avaliação do diretor-presidente da CPRM.  “É o primeiro passo para a integração das equipes de gestão territorial, riscos geológicos e desastres naturais da CPRM com nossas equipes de fiscalização nos complexos minerários”, destaca.
                                         
O curso realizado entre 5 a 10 de dezembro, foi  ministrado pelo professor Waldyr Lopes de Oliveira Filho, da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O treinamento abordou aspectos de engenharia, métodos construtivos, gestão da segurança, sistemas de contenção de rejeitos, auscultação e controle de Barragens de Rejeitos, avaliação de risco e plano de emergência e atividade em campo.
“O evento permitiu o primeiro contato entre todos os integrantes das equipes técnicas das duas instituições. O trabalho constitui um grande desafio, e por parte da CPRM as expectativas  é de desenvolvermos um trabalho de grande qualidade”, afirma Sandra Fernandes da Silva, coordenadora da equipe de Geologia de Engenharia da CPRM, que irá atuar junto com o DNPM.

Diretor presidente  visitou as equipes  da CPRM e DNPM onde destacou a importância da parceria entre as duas instituições 


Sandra informa que participam da ação profissionais das Superintendências   de Belém, Goiânia, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, que será a base das operações. Ela conta que esta semana os trabalhos continuam com as equipes das duas instituições, realizando  reuniões  para definir metas, programação e sistemática a ser adotada  durante as atividades  para garantir  a segurança de barragens.

Saiba quem são os profissionais da CPRM envolvidos na parceria com o DNPM para dar suporte no monitoramento das barragens de rejeitos de mineração no País. 

Carlos Augusto Brasil Peixoto
 Superintendência de Porto Alegre
Dianne Danielle Farias Fonseca
Superintendência  de Belém
Guilherme Henrique Santos Perret
 Superintendência de Goiânia
Italo Prata de Menezes
Superintendência  de Belo Horizonte
Julio Cesar Lana
Superintendência  de Belo Horizonte
Larissa Flávia Montandon Silva
Superintendência  de Belo Horizonte
Luiz Fernando dos Santos
Superintendência  de São Paulo
Michele Silva Santana
Superintendência  de Belo Horizonte
Natalia Dias Lopes
Superintendência  de Belo Horizonte
Rafael Silva Ribeiro
Superintendência  de Belo Horizonte
Raimundo Almir Costa Conceição
Superintendência  de Belém
Rodrigo Luiz Gallo Fernandes
Superintendência  de Goiânia
Sandra Fernandes da Silva
Superintendência  de Belo Horizonte
Sueli Akemi Tomita
Superintendência de  São Paulo


Durante o curso os profissionais da CPRM e DNPM  participaram de palestras e debates



Curso foi o primeiro passo para integração das equipes das duas instituições 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240