segunda-feira, dezembro 19

Pesquisador da CPRM apresenta estudo nos EUA

Giancarlo Bonotto apresentou os resultados da sua pesquisa de mestrado no 2016 AGU Fall Meeting


O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Giancarlo Bonotto, apresentou no dia 15 de dezembro, na conferência da Associação Americana de Geofísica (2016 AGU Fall Meeting), em São Francisco, EUA, os resultados da sua pesquisa de mestrado através da apresentação do pôster “A Comparison of Patchy Saturation Velocity Models to Ultrasonic Tests” na sessão “Advances in Petrophysics for Hydrogeophysics and Near Surface Geophysics”.


Giancarlo está lotado na Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da Residência de Porto Velho e realizou seu mestrado na Pennsylvania State University (Penn State) através do apoio financeiro da CAPES (Programa Ciência Sem Fronteiras) e dos Institutos de Energia e Meio Ambiente da Penn State, a qual também apoiou a participação do pesquisador no evento. Sua pesquisa de mestrado teve como foco a análise de modelos utilizados para estimar e estudar os fluidos encontrados em meios porosos através de ondas acústicas. Estes modelos podem ser aplicados, por exemplo, para estudar a saturação de solos, aquíferos, leito marinho, permafrosts e zonas vulcânicas, projetos de recuperação de áreas degradadas, projetos de captura e sequestro geológico de CO2 e etc.
Empresas, universidades e instituições de pesquisa apresentam seus projetos de pesquisa e expõem novos produtos e serviços orientados para a atividade científica

Com mais de 24 mil  participantes em 2015, o AGU Fall Meeting é o maior congresso de ciências da terra e espacial do mundo. O evento conta com mais de 1,7 mil sessões científicas e 20 mil apresentações orais e de pôsteres, as quais trazem informações inéditas para todas as áreas científicas. Além disso, diversas empresas, universidades e instituições de pesquisa, tais como Google, NASA, USGS e LLNL, também participam do evento e apresentam seus projetos de pesquisa, assim como novos e relevantes produtos e serviços orientados para a atividade científica. Na edição deste ano, a palestra presidencial foi realizada pelo H.S.H. Príncipe Albert II de Mônaco. Em 2015, a palestra ficou por conta de Elon Musk, fundador da Tesla.
Os mais de 24 mil participantes circulam diariamente entre os edifícios do Moscone Center a fim de acompanhar as diversas apresentações e eventos que ocorrem durante o AGU Fall Meeting.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240