quinta-feira, dezembro 22

CPRM capacita empregados para tripular embarcações durante trabalho de campo

Profissionais  da CPRM que participaram do treinamento

 O objetivo do curso é capacitar técnicos da empresa que atuam como tripulantes de embarcações em projetos da instituição em diversos rios do país. O treinamento faz parte do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional que se está em implementação na CPRM e visa garantir a segurança dos empregados em atividades de campo.

O curso que contou com o apoio da Marinha do Brasil foi realizado entre 17 e 21 de dezembro, em Belo Horizonte. Nessa primeira fase participaram do treinamento 45 técnicos das Superintendências Regionais de Porto Alegre, Salvador e São Paulo e Belo Horizonte. O curso foi ministrado por militares da Capitania dos Portos baseados no Espírito Santo.
O diretor-presidente Eduardo Ledsham acompanhou as atividades do curso e se reuniu com os profissionais que participaram do treinamento. Na ocasião, Ledsham destacou a importância da iniciativa, que de acordo com ele, faz parte de uma nova cultura de gestão em saúde e segurança dos trabalhadores na CPRM. O diretor-presidente disse também que o treinamento é uma oportunidade para troca de experiências e integração entre os profissionais que atuam em embarcações.

“A parceria com a Marinha do Brasil é um passo extraordinário no treinamento de segurança e habilitação do nosso time da hidrologia em todo o Brasil. A troca de experiências e boas práticas com nossos parceiros se traduzem em significativo avanço na consolidação de uma robusta cultura de segurança do trabalho visando a eliminação de riscos em atividades criticas e, consequentemente, na preservação da vida”, avalia o diretor-presente.
Lagoa dos Ingleses foi o local escolhido para aulas  de Navegação

Ricardo Gotelip, assessor da Presidência, responsável pela implantação do sistema de Saúde e Segurança na empresa explica que o conteúdo do curso abordou os principais fundamentos de navegação e segurança pessoal. “Além destes tópicos o treinamento apresentou ainda conteúdos de legislação, comunicações, motores, meteorologia e primeiros socorros”.
As aulas teóricas do curso foram ministradas no auditório da Superintendência Regional de Belo Horizonte e o treinamento e avaliação prática foram realizados na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na região metropolitana da cidade.  O treinamento foi ministrado pelos instrutores da Marinha do Brasil Flavio Sampaio, Hadslay Costa e Robson Pasteur dos Santos.
Hadslay Costa  destaca a importância do treinamento, que segundo ele, atendeu a uma norma  de segurança do governo, que busca capacitar  funcionários públicos que trabalham com embarcações em rios do Brasil. Costa avalia que com o treinamento eles terão uma postura mais segura nas atividades de campo. Ele elogiou o  desempenho da equipe e a dedicação que tiveram durante  as aulas teóricas e de  navegação e informou que todos os partipanentes de curso estão aptos a solicitar a Capitania dos Portos a  RAIS Amadora, que é o registro obrigatório  para navegação em rios. 
As aulas teóricas foram  ministradas na Superintendência Regional de Belo Horizonte


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240