terça-feira, novembro 1

Unidades regionais promovem atividades no Outubro Rosa

Funcionárias junto ao mural colaborativo, no Rio de Janeiro

Durante o mês de outubro, as unidades da CPRM elaboraram ações para fortalecer a Campanha Outubro Rosa, que visa o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Escritório do Rio de Janeiro e a Superintendência de Salvador, por meio do Centro de Saúde Ocupacional e do Comitê Regional de Pró Equidade de Gênero e Raça, apoiaram a causa de conscientização com oficina e mural colaborativo.


Em Salvador, o Comitê Regional realizou a oficina: Câncer de Mama e Imagem Corporal: uma busca através da dança, ministrada pela pesquisadora em geociências, Karla Medeiros, e pela professora de dança do ventre, Janaína Walleriuf. 

A ideia da ação é buscar o resgate da autoestima e da imagem corporal através de aulas de dança. A oficina foi inspirada nos projetos do Hospital Perola Byigton (RS) e no  Mulher Feliz, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) em Botucatu (SP).
Salvador também apresentou palestra com o ginecologista do Hospital Aristides Maltez, Elmando Sampaio Silva, que falou sobre formas de prevenção do câncer de mama.

Colaboradoras da SUREG/SA participam da oficina Câncer
de Mama e Imagem Corporal: Uma busca através da dança
No Escritório do Rio de Janeiro, o Centro de Saúde Ocupacional (CSO) criou um mural colaborativo com mensagens a respeito da prevenção da doença. A coordenadora do CSO, Vanda Martins, explicou que é fundamental engajar os funcionários nesse assunto. “Sabemos que os dados da doença são alarmantes e que a prevenção é a melhor forma de combate. Infelizmente 25% dos casos de câncer ocorridos a cada ano são de mama. A luta precisa ser constante para evitar que mais mulheres sofram com essa doença e por isso precisamos trazer a pauta para o local de trabalho delas.”

Colaboradores do Rio de Janeiro participam da ação
Em Recife, a superintendência regional aderiu à campanha por meio de palestras e informativos que conscientizem os funcionários. Porto Velho também promoveu palestra sobre o tem com a enfermeira do trabalho, Terezinha Lima.  Os funcionários também tiveram a oportunidade de ouvir as experiências da paciente Rose Silva, diagnosticada com câncer de mama há um ano e atualmente está clinicamente curada.


Campanha Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.  A data é lembrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização e compartilhar informações sobre a patologia. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Edgar Iza, Superintendente Regional de Salvador, na abertura da oficina

A Campanha enfatiza a importância da mulher em conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; fazer consultas médicas periódicas; exames diagnósticos e buscar mais informações para a prevenção. É importante ressaltar que a patologia não é exclusiva das mulheres, ocorrendo, em menor incidência (1% dos casos), também nos homens.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468