segunda-feira, novembro 28

CPRM participa de seminário sobre Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil

 A CPRM participou do evento

Rio de Janeiro - O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou Seminário sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O evento aconteceu em 17 de novembro, e contou com presença participação do ministro Raimundo Carreiro, gestores da Defesa Civil de vários estados e de municípios do Rio de Janeiro, além de representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e demais órgãos ligados a ações preventivas de impactos de desastres naturais, bem como representantes do governo federal e da sociedade civil.


A CPRM foi representada no evento pela consultora jurídica, Ana Paula Leal Aguiar Calhau e pelo chefe do Departamento de Gestão Territorial, Jorge Pimentel, que participou de painel sobre “Ações de prevenção e de mitigação: mapeamentos de riscos geológicos e cartas de suscetibilidade”. Pimentel explicou que a CPRM, desde o desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro em 2011, vem passando por grande transformação que culminou com a consolidação da área de geologia de engenharia  em ações de apoio aos municípios afetados por desastres naturais. 

“Nesse período foi desenvolvida a metodologia para os trabalhos de setorização de risco fazendo uso de geoprocessamento, trabalhos de campo e ampla capacitação da equipe técnica envolvida nos trabalhos. Assim, a CPRM passou a integrar o Plano Nacional de Gestão de Riscos, com a missão de mapear 821 municípios prioritários até 2014, atualmente foram mapeados mais de 1.200 e até 2019 serão mapeados 1.600 municípios”, disse o geólogo, que destacou também a importância   das   Cartas de Suscetibilidade frentes aos Processos de Movimentos de Massa e Inundações,  que são utilizadas no planejamento urbano  de 327 municípios, que já receberam o estudo.


Pimentel também abordou as Cartas Geotécnicas de Aptidão para Urbanização, que de acordo com ele, é um trabalho em conjunto com o Ministério das Cidades, para tentar antever os eixos de desenvolvimento dos municípios. Ele mencionou que desde 2006 instrutores da CPRM já  ministraram mais de 55 cursos de capacitação de mapeamento e gestão de riscos  para técnicos e agentes municipais de Defesa Civil, com 1.800 técnicos treinados.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240