quarta-feira, novembro 9

CPRM disponibiliza imagens georreferenciadas de dois projetos aerogeofísicos



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em continuação ao programa de disponibilização de dados geocientíficos, divulgou as imagens georreferenciadas de dois aerolevantamentos geofísicos das décadas de 1970 e 1980. Essa ação é um dos pilares definidos pela diretoria executiva para fomentar o setor mineral brasileiro, tratando-se de um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade.


Nesta etapa, foram disponibilizados os projetos: Jari-Rio Negro Leste I (1030) e Carajás – Área I (1047). O aerolevantamento Jari – Rio Negro Leste I foi adquirido em 1976 e o aerolevantamento Carajás – Área I foi adquirido em 1986. Ambos os projetos possuem espaçamento entre as linhas de 2 km, altura de voo de 150 metros e direção das linhas de voo N-S.

Os diversos produtos derivados dos processamentos de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formato GEOTIFF, com resolução de 300 dpi. Os dados brutos destes e de outros aerolevantamentos estão disponíveis para venda pela CPRM a entidades privadas, ou cedidos gratuitamente para instituições de ensino e órgãos públicos, devendo os pedidos serem encaminhados para digeof@cprm.gov.br.

Segundo o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) da CPRM, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, ainda faltam serem disponibilizados imagens GEOTIFFs de 14 aerolevantamentos adquiridos entre as décadas de 1970 e 1990. Esta disponibilização deve ser finalizada até o final de 2016.

Ainda segundo o chefe da DISEGE, a CPRM está em tratativas com a CODEMIG, CBPM, Governo de Goiás e CNEN, para a liberação das imagens GEOTIFF dos projetos aerogeofísicos adquiridos e pertencentes a estas entidades. A maneira da liberação seguirá o mesmo padrão adotado atualmente pela CPRM.

Os dados geofísicos e geoquímicos, além dos mapas geológicos e outras informações relevantes, são disponibilizados no Sistema Geobank. Acesse aqui o Manual do Geobank.



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8467/8468