terça-feira, outubro 25

Residência de Porto Velho implanta o Uso do Cartão Corporativo para as Campanhas de Campo

Profissionais que atuam e projetos de campo  já receberam  o cartão corporativo

Em uma iniciativa pioneira na empresa, a Residência de Porto Velho implantou o uso do cartão corporativo para as despesas de campo em projetos nas áreas hidrologia, gestão territorial, geologia e recursos minerais. O cartão é instrumento eficaz para controle da prestação de contas pela facilidade com que permite conferir a qualidade da despesa, disponibilizando, de imediato, os dados das faturas do cartão, por órgão, unidade gestora, portador, relacionando os gastos com fornecedor ou saque, data e valor, no Portal de Transparência do Governo Federal.

“O foco do cartão cooperativo é a transparência no gasto de recursos públicos visando atender boas práticas de governança aplicada na administração pública”, explica o chefe da Auditoria Interna, Juliano Oliveira, que elogia a iniciativa. “Serve de exemplo e estímulo às demais unidades regionais,” avalia. Oliveira conta ainda que outras unidades estão em processo de implantação do cartão coorporativo, entre elas, as Superintendências  de Salvador e Porto Alegre, a residência de Fortaleza e o escritório do Rio de janeiro.

“A importância da utilização do cartão cooperativo está relacionada à maior transparência dos gastos, a qualidade e eficiência das despesas, e consequente controle das prestações de contas”, diz Marcelo Guimarães, assistente da Diretoria de Administração e Finanças de Residência de Porto Velho. Guimarães
explica que o cartão só será utilizado exclusivamente pelo portador, nele identificado, podendo ser usado para saque em qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, além de também efetuar compras.

O chefe da Residência, Cassiano Castro, reforça ainda que é fundamental a busca pela eficiência para aplicação de recursos escassos e o controle dos gastos públicos, “sobretudo se levarmos em conta a flexibilização inerente aos gastos realizados por meio de Suprimento de Fundos, que prescinde de licitação e contratação, por exemplo”, diz Castro.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8467/8468