terça-feira, outubro 25

CPRM discute parceria com argentina para avaliar potencial mineral em áreas de fronteira

Delegação argentina foi recebida no estande 
governamental do World Mining Congress

Durante o World Mining Congress, realizado no Rio de Janeiro entre 18 e 21 de outubro, o diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, recebeu, no estande do governo, a delegação do Serviço Geológico Minero Argentino (SEGEMAR), composto pelo secretário executivo da entidade, Carlos Cuburu, e pelo diretor de Recursos Geológico-Mineiros, Carlos Herrmann.

O encontro teve como objetivo, além da apresentação dos novos gestores do SEGEMAR à direção da CPRM, discutir a continuidade da cooperação bilateral entre as duas instituições. Na ocasião, Carlos Cuburu explicou medidas que o governo argentino está propondo para que a indústria da mineração do país volte a crescer e atrair investimentos.
Cuburu avalia que, embora a mineração ainda viva os efeitos da baixa dos preços das commodities, o momento é de se buscar melhoria nos processos e um melhor desempenho das corporações e segurança nas operações. Ele afirmou ainda que para colaborar com a atividade mineira o conhecimento geológico é a base para tornar as empresas mais eficientes.
Durante a reunião, representantes argentinos e brasileiros reconheceram a importância de uma ação conjunta para entendimento da potencialidade mineral nas áreas de fronteira, não só entre os dois países, mas também com os vizinhos Bolívia, Paraguai e Uruguai, no que seria uma contribuição efetiva para reforçar economicamente o Mercosul.

Participaram do encontro a chefe da Assessoria Internacional, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, e os novos chefes dos Departamentos de Geologia e de Recursos Minerais, Marco Tulio Naves de Carvalho José Andriotti da Silva, respectivamente.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468