quinta-feira, outubro 13

Apresentação dos dez trabalhos mais representativos da CPRM no Congresso de Geologia promove integração entre profissionais da instituição

Diretor-presidente elogiou os pesquisadores
que tiverem seus trabalhos reconhecidos  

Entre os  110  trabalhos  selecionados pela Câmara Técnica Científica (CTC) para participar da programação do 48º Congresso Brasileiro de Geologia, dez foram considerados representativos pela qualidade e inovação. Esse grupo de pesquisadores teve a oportunidade de apresentar seus respectivos trabalhos com exclusividade à Diretoria Executiva e a delegação da empresa, que esteve no congresso.  


A apresentação dos trabalhos aconteceu na Superintendência Regional de Porto Alegre, antes da abertura oficial do Congresso. Na ocasião, o diretor-presidente, Eduardo Ledsham, destacou que a iniciativa busca integrar o corpo técnico e reflete uma nova fase da instituição. Ledsham afirmou a importância do compartilhamento de informações e troca de experiências entre os profissionais das diversas áreas da empresa.  Ele lembrou ainda que, além de gerar dados, a empresa tem a missão de disponibilizá-los à sociedade. 

O evento reuniu profissionais de diversas áreas da empresa

O diretor-presidente explicou ainda que a parceria firmada com o DNPM e o Ministério de Minas e Energia vai possibilitar a CPRM avaliar o potencial de 20 mil áreas, que estão em processo de disponibilidade no DNPM e dar suporte técnico para o monitoramento de barragens em Minas Gerais e no Pará. 

Anfitrião do encontro, o superintendente de Porto Alegre, Leonardo Andriotti, disse que as apresentações dos dez trabalhos foi uma oportunidade de reunir profissionais das três diretorias. Além da integração, Andriotti destaca que o evento serviu para dar uma diretriz da participação da CPRM no congresso.

A geóloga Patrícia Duringer Jacques teve seu trabalho Manual: CPRM E ONE GEOLOGY – Categoria 5 Estrelas  reconhecido  como um dos mais inovadores e representativos  entre os 110  que foram apresentados durante o Congresso. Patrícia agradeceu a oportunidade que teve de mostrar o trabalho aos colegas.   “Quero agradecer pela oportunidade de apresentar o projeto. Eu achei muito boa essa ideia de nos reunirmos antes, pois fortalece nossa união e espírito de equipe”.  
O Brasil foi o primeiro país a se tornar 5 estrelas nessa categoria  e isso é um reconhecimento muito importante, nos traz vários benefícios, dentre eles a liderança do Brasil junto ao portal One Geology para transferência de conhecimento  para outros países da América do Sul e Caribe”, disse  Patrícia. 

Para conhecer os dez trabalhos selecionados e também os demais apresentados durante o Congresso, clique aqui e acesse nossa revista eletrônica lançada durante o evento.

O geólogo Felipe Grandjean Costa teve seu trabalho reconhecido porque trata-se de pesquisa baseada em estudos integrados de geologia, geocronologia e metalogênese com suporte intensivo de  química  mineral,  das  ocorrências auríferas   em um dos maiores núcleos arqueanos da Província Borborema, o Maciço de Tróia.  A integração destas ferramentas levou à descoberta, caracterização e espacialização de dois eventos mineralizadores/concentradores de ouro, bem como à identificação dos principais parâmetros ambientais  e condições de sua formação.
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8467/8468