segunda-feira, setembro 12

Grupo formado por empregados implementará Sistema de Saúde e Segurança

Representantes da Superintendência de Goiânia
participam da reunião  do grupo 

Valorização da vida em um ambiente de trabalho seguro. Essa é a meta de um inédito Sistema de Saúde e Segurança e Desenvolvimento Sustentável que começa a ser implementado na empresa.  O Grupo de Trabalho responsável pela construção desse sistema é coordenado pelo assessor da Presidência Ricardo Gotelip, e conta com participação de representantes de todas as unidades regionais.  

O tema está subordinado diretamente ao diretor-presidente Eduardo Ledsham, que apoia a inciativa e dará todo suporte para sua efetiva criação.  “Saúde e segurança é um valor que não tem preço e o valor da vida é inegociável. Solicitei aos diretores, superintendentes e chefes de residências empenho total para definição e implantação deste sistema de gestão”, informa o diretor-presidente. 

A primeira reunião do grupo foi realizada por videoconferência na sexta-feira (9/9), e contou com participação de representantes das Superintendências de Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Belém, Recife, Escritório do Rio de Janeiro, da sede em Brasília e residências de Fortaleza e Teresina.


Gotelip (camisa listrada) juntamente com equipe de Belo Horizonte
promoveu o primeiro encontro do grupo por videoconferência 
Durante a reunião, foi discutida a estrutura, conceitos, atribuições e responsabilidades, além de indicadores para avaliar a eficácia do sistema depois de implementado. A proposta é que ele reflita a realidade da empresa e envolva todos os empregados e colaboradores em uma nova cultura capaz de mitigar em quase  totalidade o risco de acidente e tornar a instituição referência em saúde e segurança dos seus trabalhadores.

“Nosso grande desafio é cultural e comportamental e para isso vamos trabalhar arduamente na conscientização para mostrar aos empregados que cada acidente que a gente consegue evitar é uma vida que podemos salvar”, diz Gotelip, acrescentando ainda que essa é uma nova visão da empresa com relação a segurança dos seus empregados.  “Temos um grande desafio em construir um ambiente saudável e seguro, pois não basta somente atender a legislação. É preciso criar uma nova cultura de valorização da vida”, avalia.
Empregados do Rio de Janeiro também
 participaram por videoconferência 


De acordo com Gotelip, o sistema é um conjunto de ferramentas, normas, regras e procedimentos que serão disseminadas na empresa visando práticas seguras durante os trabalhos de campo, laboratórios e em todas as demais atividades no âmbito da CPRM, incluindo todas as unidades regionais. Para refletir essa realidade foram convocados representantes das unidades que irão participar desse processo sugerindo e opinando na construção da proposta.