sexta-feira, setembro 30

Estiagem dos rios Acre e Madeira ultrapassam níveis históricos

Níveis do Rio Madeira em Porto Velho. Em azul escuro, os níveis de 2016

Porto Velho – No Rio Acre a estiagem é a mais severa, entre junho e setembro os níveis ficaram abaixo das mínimas históricas. Em 17 de setembro o nível do Rio chegou a 1,30 metros na capital acreana, menor marca já observada na série histórica pelo Serviço Geológico do Brasil, que monitora os rios da região. Somente a partir da última semana o rio começou a subir e a superar suas mínimas históricas, entretanto, seu nível continua muito abaixo do esperado.


A estiagem nas bacias do Rio Acre e Rio Madeira tem sido especialmente intensa em 2016 e tem causado diversos transtornos na região, especialmente no que tange o transporte de cargas e passageiros em barcos e a disponibilidade de água para abastecimento público e atividades agropecuárias. Entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO) houve uma grande redução na capacidade de carga das embarcações e o tempo de viagem entre as cidades aumentou significativamente.

Vista do rio Acre, em Rio Branco. Foto/CPRM
O rio Madeira atingiu, durante o mês de agosto, os níveis mais baixos nos últimos 49 anos e, ao longo de setembro, os níveis continuaram extremamente baixos. A menor média diária registrada este ano foi de 2 metros no dia 5 de setembro, mas nesta sexta-feira (30/09) às 7 horas da manhã o nível do rio Madeira atingiu a marca de 1,95 metros. Níveis abaixo destes foram observados somente durante a vazante de 2005, quando o nível médio diário mínimo chegou a 1,63 metros.

Para acompanhar de perto a situação crítica de estiagem nas bacias do Rio Acre e Rio Madeira e gerar informações para subsidiar a gestão da crise hídrica na região, o Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Acre está emitindo informes, disponíveis para consulta no site no Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 

O boletim reúne informações de dez estações que monitoram as bacias dos rios Acre, além de previsões de níveis para a capital do Acre, Rio Branco. Os dados de níveis e chuvas das estações de monitoramento, do rio Acre e do Rio Madeira, também podem ser visualizados em tempo real por meio do site da CPRM.

“Além, dos informes, a Residência de Porto Velho está realizando medições extras de vazão no rio Acre, rio Madeira e seus afluentes por meio de uma equipe de hidrologia”, explica o engenheiro hidrólogo Franco Buffon. O engenheiro informa também que técnicos da equipe de gestão territorial da CPRM estão realizando uma avaliação da estabilidade das encostas do rio Acre, que está sendo feita em todos os municípios banhados pelo rio. Cassiano Castro, chefe de Residência da REPO, lembra ainda que estes dados podem ser solicitados através do e-mail monitoramento.repo@cprm.gov.br.


Acompanhe os boletins gerados pela CPRM: 
Rio Acre

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468